tag:blogger.com,1999:blog-3368361422682829410.post8902370850029437066..comments2022-03-25T15:58:23.788-03:00Comments on Aulas Interativas: Sociologia da Educação (Exercício referente ao texto 2)Leonardo Nolasco-Silvahttp://www.blogger.com/profile/02465598297240438552noreply@blogger.comBlogger87125tag:blogger.com,1999:blog-3368361422682829410.post-25510332321069453922009-02-10T18:46:00.000-02:002009-02-10T18:46:00.000-02:00Questão 1Através da autoridade do professor podemo...Questão 1<BR/>Através da autoridade do professor podemos perceber alguns tipos de coersão social na escola, como as avaliações, o horário de entrada e saída dos alunos, o controle na participação nas falas dos alunos entre outros.<BR/>No texto ele se refere a vários tipos que podem causar isolamento do individuo quando ele não age de acordo com a maioria. <BR/>O medo da ridiculazição também coage os alunos para agirem de acordo com a norma imposta pela escola.<BR/><BR/><BR/>Raquel Pinheiro de Souza - Socioloia da educação turma 12Unknownhttps://www.blogger.com/profile/08565663782354923907noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-3368361422682829410.post-51808645869212434472009-02-10T18:11:00.000-02:002009-02-10T18:11:00.000-02:00Escolhi a questão 01.Creio que o controle social q...Escolhi a questão 01.<BR/>Creio que o controle social que deve ser exercido pela escola deve se basear no convencimento.Trabalhar os alunos em sala da aula, argumentar, mostrar-lhes que certos comportamentos não são aceitáveis e devem ser repensados e acima de tudo deve-se estimular a arte do diálogo e da argumantação entre todos afim de que entendam que é conversando que nos entendemos e que é isso que nos torna diferentes dos animais disprovidos de raciocínio.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-3368361422682829410.post-5032360171270581452009-02-10T17:27:00.000-02:002009-02-10T17:27:00.000-02:00A partir do momento em que o aluno entra para a es...A partir do momento em que o aluno entra para a escola ele já está sendo submetido a vários tipos de controle social. Ao se matricular na escola o aluno já “concorda” com diversas regras impostas pela escola, estas que, por sua vez, já estão determinadas pela sociedade desde o início dos tempos escolares.<BR/>Muitos alunos não conseguem se adaptar a certas rotinas e regras do ambiente escolar. Com isso, ele cria um bloqueio que faz com que seu desenvolvimento não seja tão satisfatório como poderia ser, caso o ensino fosse de forma personalizada.<BR/>Alguns tipos de controle são por parte do grupo em que o indivíduo está inserido. O tipo de roupa, os modos de falar, de agir, algumas características da personalidade, que acabam sendo alvo de aceitação ou rejeição dos demais, e, por vezes, até mesmo do professor e da instituição de ensino.<BR/>Com tanta diversidade cultural e étnica existentes nos dia de hoje, a escola tem que se adaptar a determinadas situações, a fim de ajudar o indivíduo a se desenvolver de forma “natural” e com eficácia. Pois, o controle pode (e em alguns casos deve) existir, mas que este seja de forma positiva, que não “traumatize” o ser.<BR/><BR/>MAYARA MERLIM.<BR/>TURMA 04.<BR/>SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO.Mayara Merlimhttps://www.blogger.com/profile/00638963549579498928noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-3368361422682829410.post-85111022486000157902009-02-10T14:24:00.001-02:002009-02-10T14:24:00.001-02:00Um indivíduo que tem uma boa educação consegue um ...Um indivíduo que tem uma boa educação consegue um bom lugar na sociedade (sendo financeiramente, condições de serviço, lugar onde mora, enfim condições melhor de vida), enquanto o individuo que não tem acesso a uma educação de qualidade fica a deriva tendo que se contentar com pouco ou quase nada, tornado-se assim um cidadão triste e frustrado com a sociedade em que vive.<BR/>José Carlos de Souza Dias, turma 12 de Sociologia da Educação.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-3368361422682829410.post-731811378412320002009-02-10T12:22:00.000-02:002009-02-10T12:22:00.000-02:00Lívia Cardoso JunqueiraSociologia da Educação - Tu...Lívia Cardoso Junqueira<BR/>Sociologia da Educação - Turma 12<BR/><BR/>Questão 1<BR/><BR/>Como nos alerta Berger, as formas de controle social não se restringem àquelas formais, exercidas, por exemplo, por organizações profissionais e pelo Estado. Muitos controles são desenvolvidos no dia-a-dia, de maneira informal, como ocorre dentro do círculo familiar e de amigos. Concordo com o autor, quando ele destaca que o controle social nesses âmbitos é, normalmente, mais significativo, pois envolve de maneira mais preeminente emoções e relações íntimas do indivíduo. Podemos pensar que, na maioria das vezes, o primeiro grupo em que a criança se insere é a família e, em seguida a escola. Logo, é no ambiente escolar que a criança tem suas primeiras relações extra-familiares. Podemos observar facilmente no contexto escolar formas de controle social formais e informais. As escolas possuem regras, regulamentações, avaliações e horários a serem cumpridos, comportamentos esperados e punições para desvios de comportamento, dentro outras formas de controle formal. No entanto, acredito que o controle social informal mereça extrema atenção por parte dos profissionais da escola, visto que esta forma de controle costuma afetar de maneira mais profunda os indivíduos e, ainda, há a peculiaridade de se tratar de crianças, que muitas vezes estão tendo seu primeiro contato fora do ambiente familiar. O ridículo e a difamação são formas de controle social apontadas por Berger que, a meu ver, também estão presentes na escola, muitas vezes, nas relações entre as crianças, nas decisões de pertencimento ou não a determinado grupo devido à adequação da criança às “regras internas” criadas pelos próprios alunos, na exposição daqueles que são considerados “estranhos”, diferentes e acabam sendo excluídos, motivos de piadas ou “mal-falados”.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-3368361422682829410.post-88312707968507308842009-02-10T11:28:00.000-02:002009-02-10T11:28:00.000-02:001)Que tipos de controle social podem ser exercidos...1)Que tipos de controle social podem ser exercidos pela escola?<BR/>2)Como a Educação pode interferir na localização social de um indivíduo?<BR/><BR/>A escola impõe algumas formas de controle social na medida em que exige do aluno comportamentos que o enquadrem em sua condição. O controle social dentro da escola possui a função de moldar e adequar a criança para a vida em sociedade. Valores e costumes são inculcados de diversas formas como: a comemoração de datas festivas (dia das mães, páscoa, natal), a questão da dsciplina e da pontualidade (trabalhada com a tolerância limitada ao atraso ou ao comportamento), a hierarquização da autoridade figurada no espaço entre aluno x professor, a cobrança pelo bom desempenho do aluno (sendo o insucesso na avaliação um fracasso do próprio aluno, etc. Com isso, a criança vai se descobrindo como participante de um meio, aderindo valores ou mesmo criando endereços(ela aprende a se identificar como menina ou menino, criança, adolescente, branco, negro, rico, pobre. Nesse período de autopercepção lhe é também inculcado os valores da diferenciação das classes, da sociedade capitalista. Seja humilde, voluntário, submisso, conformado quando sua condição não lhe permitir mais do que se deseja e seja inteligente, criativo, "pró-ativo", líder quando sua condição social assim permitir. Essa é a ideologia incutida no discurso escolar, apropriada para se manter a atual estrutura da sociedade e que definitivamente exerce a forte influência sobre a localização social do indivíduo.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-3368361422682829410.post-40261492087271381102009-02-10T03:14:00.000-02:002009-02-10T03:14:00.000-02:00Como a Educação pode interferir na localização soc...Como a Educação pode interferir na localização social de um indivíduo?<BR/>Bem, a escola deve adequar-se ao meio social onde está inserida, para que futuramentenão surjam questionamentos do tipo “por que muitas crianças não aprendem na escola?”, “o que deveriam aprender e não aprendem nessa instituição?” .Porém isto não quer dizer que um individuo de uma classe social mais baixa seja impedido de migrar para uma mais elevada.Isto que dizer sim, que infelizmente a escola hoje ainda carrega em sua maioria, processos que legitimam e perpetuam as desigualdades onde,alguns mecanismos enfocados colaboram para eliminar do sistema educacional, em diferentes momentos de sua trajetória, as crianças de famílias menos favorecidas social e culturalmente. Bourdieu afirma que o sucesso escolar depende do capital cultural e do habitus, onde a escola privilegia certo capital cultural que crianças de classes desfavorecidas não possuem e que gera expectativas em relação ao sucesso escolar.Essas crianças acabam interiorizando um destino que aparece como previamente determinado. A escola deve interferir neste “determinismo social” através da sua constituição como um espaço de possibilidades, ampliando o acesso aos mais variados bens culturais, influindo na percepção do aluno de que a mobilidade é possível, utilizando-se a escola como instrumento.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-3368361422682829410.post-1132987465215326962009-02-10T00:04:00.000-02:002009-02-10T00:04:00.000-02:001ª Questão Podemos citar como controle social exer...1ª Questão <BR/><BR/>Podemos citar como controle social exercido pela escola: <BR/>- sistemas de avaliação, através do monitoramento dos estudantes por via de notas em testes;<BR/>- Autoritarismo do professor<BR/>- Regras impostas pela escola<BR/><BR/>É importante dizer que, além dos retrocaracterizados, temos, ainda dentro da escola, outros tipos de controle social, como:<BR/><BR/>- O Controle político: os legisladores e os membros da direção da escola, por exemplo, devem se submeter regularmente a processos eleitorais.<BR/>- O Controle legal: os cidadãos podem recorrer à justiça para denunciar práticas escolares que violem a legislação; por exemplo, desagregação ou falta de eqüidade nas oportunidades educacionais.<BR/>- O Controle burocrático: distritos e órgãos do sistema educacional aprovam normas e regulamentos para garantir que o ensino siga determinados padrões.<BR/>- O Controle profissional: onde os professores e todos os outros membros da equipe escolar devem possuir conhecimento especializado, obter certificação e manter padrões de prática profissional.<BR/>- O Controle de mercado: pais e alunos podem escolher cursos ou escolas que considerem mais apropriados. Podem, inclusive, envolver-se em formas mais diretas de participação do processo decisório das escolas.<BR/>Francisco Railon Rocha Carvalho<BR/>Turma 12 (noite)Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-3368361422682829410.post-66886312248795464312009-02-09T18:25:00.000-02:002009-02-09T18:25:00.000-02:00Questão 1* Controle entre alunos (o mais popular e...Questão 1<BR/><BR/>* Controle entre alunos (o mais popular e o menos popular);<BR/>* O autoritarismo entre o professor e o aluno;<BR/>* As avaliações<BR/>* A presença em sala de aula;<BR/>* O uniforme;<BR/> Resumindo escola é uns dos primeiros lugares onde o aluno encontra o controle social.<BR/><BR/>Juliana Reis<BR/>t:03<BR/>sociologia da educaçãoAnonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-3368361422682829410.post-61321775276660061722009-02-08T20:32:00.001-02:002009-02-08T20:32:00.001-02:00Questão 3A sociedade pode determinar o papel socia...Questão 3<BR/><BR/>A sociedade pode determinar o papel social e o desempenho desse aluno na escola. na medida em que a princípio essa sociedade determina primeiramente o lugar social desse indivíduo. Que pode ser de classe econômica desfavorecida, de etnia de um grupo não dominante, de grupo religioso não aceito socialmente ou de classe econômica alta, etnia do grupo dominante e religião apoiada pela sociedade onde se vive. A partir dos mecanismos de controle social o papel social desse sujeito será permeado em função e em reação à esse controle ou aceitação. Na nossa sociedade ocidental e capitalista o controle social é exercido por exemplo, econômicamente, dessa forma aqueles que são mais desfavorecidos nesse sentido ficam restritos à educação que podem pagar ou pública. O grande problema não é a educação custar pouco ou ser de graça, mas restringir seu acesso àquilo que esses grupos gostariam de tê-lo e não lhes é dada a escolha.<BR/>Obviamente, a família, os amigos e a escola em que esse indivíduo tem acesso e frequenta reforçarão os esteriótipos criados socialmente pois a escola e a comunidade são um reflexo dessa sociedade e podem determinar o sucesso e crescimento intelectual de um indivíduo ou o contrário.<BR/><BR/>Maria Rafaela Telles<BR/>Turma 4 - Sociologia da EducaçãoAnonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-3368361422682829410.post-21912412465862134742009-02-08T20:18:00.000-02:002009-02-08T20:18:00.000-02:00Resposta ao texto 2 Jorge Freitas – Turma 9 – Soc...Resposta ao texto 2 Jorge Freitas – Turma 9 – Sociologia da Educação<BR/>2) Como a Educação pode interferir na localização social de um indivíduo?<BR/><BR/>Através da educação, o indivíduo pode galgar uma ascensão social, entendendo que, só a educação é capaz de proporcionar um crescimento, não apenas intelectual, com também financeiro. Com as disputas no mercado de trabalho, cada vez mais acirradas, apenas a educação pode dar ao indivíduo a possibilidade de desejar um espaço nessa disputa.<BR/>A educação também, possibilita uma melhor qualidade de vida, através do esclarecimento, com ela adquirido, sobre formas saudáveis de viver. Nesse sentido, possibilita uma mudança de hábitos que poderá colocar o indivíduo em grupos considerados saudáveis e conseqüentemente abrir novas portas para o mesmo.<BR/>A pressão social também faz com que o indivíduo busque a escola, afim de evitar o constrangimento por ser notado e/ou taxado como pessoa sem educação.<BR/>Ter educação significa ter ideais de crescimento, intelectual e material. Ou seja, uma pessoa que busca a escola, é uma pessoa que tem futuro.Jorge de Freitashttps://www.blogger.com/profile/14813025708677868284noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-3368361422682829410.post-84508113209311124792009-02-08T14:10:00.000-02:002009-02-08T14:10:00.000-02:001) Que tipos de controle social podem ser exercido...1) Que tipos de controle social podem ser exercidos pela escola?<BR/><BR/>bilhetinho para os pais, o boletim escolar, exigência de lista de material escolar, uniforme, a higiene do aluno, aula de religião obrigatória, a forma de avaliação do professor, ex: havia um amigo que nunca queria apresentar trabalho em sala de aula estilo paredão e sempre se dava mal pela sua timidez, então ele sempre ficava com nota menor na avaliação do professor.<BR/><BR/>2) Como a Educação pode interferir na localização social de um indivíduo<BR/>através da educação o indivíduo pode ascender socialmente mudando de classe social, mudando a sua situação financeira e de uma forma mais culta mudando a sua visão de mundo ex: Leonel Brizola que era de família pobre e trabalhou como engraxate e ascensorista e Formou-se em engenharia tornou-se um dos principais líderes da esquerda trabalhista no Brasil. <BR/><BR/>Fábio Turma 3Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-3368361422682829410.post-36898604769046007782009-02-06T13:42:00.000-02:002009-02-06T13:42:00.000-02:001) A avaliação ( provas e testes) é um tipo de con...1) A avaliação ( provas e testes) é um tipo de controle social, assim como o autoritarismo dos professores, diretores sobre os alunos.<BR/>A ficha escolar (o histórico), o boletim.<BR/><BR/>Tem o caso também, de quem aquele aluno é filho, é irmão... se 'seu parente' era inteligênte, bem sucedido, ou não... coisas deste tipo que refletem sobre a criança/aluno.<BR/><BR/>Nathalia Rocha<BR/>2° período, Turma 04Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-3368361422682829410.post-12852310317497083522009-02-06T13:37:00.000-02:002009-02-06T13:37:00.000-02:003)O controle social vai influenciar o ser humano d...3)<BR/>O controle social vai influenciar o ser humano dentro ou fora da escola.<BR/>Variados tipos de controle social, podem sim interferir no desempenho do aluno, seja positiva ou negativamente. Isso depende do meio em que essa escola esta inserida e diretamente insere ou não seus alunos, testando assim a capacidade da escola em formar homens conscientes.<BR/>Na sala de aula, há a interação entre aluno e professor e do aluno com a instituição, se por um dos controles sociais impostos pela escola, o aluno se sinta excluído do seu grupo de referência, as conseqüências serão negativas, pois ele pode vir a entrar em conflito consigo, na formação da sua identidade. Mas tal conseqüência varia de acordo com a maneira que o ‘homem’ vê o mundo, que por sua vez é construída através de suas experiências, também escolares sendo a escola reprodutora do sistema, da realidade social.<BR/>No dia a dia esse o aluno em conflito, pode vir a demonstrar desinteresse pela instituição, pelo fato de estudar, pois não instituiu pra si tal significado, que ao meu ver é também uma construção social. <BR/><BR/>Nathalia Rocha<BR/>2° período , Turma 04Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-3368361422682829410.post-31287295287607910862009-02-04T02:07:00.000-02:002009-02-04T02:07:00.000-02:001)Que tipo de Controle social podem ser exercidos ...1)Que tipo de Controle social podem ser exercidos pela Escola?<BR/><BR/>A chamada nominal de presença, o cumprimento dos horários estabelecidos, a obrigação da entrega dos trabalhos nos prazos, o cumprimento das normas e regulamentos, a vigilância do inspetor, a avaliação, as regras de conduta e convivência, o uniforme previsto etc. A escola exerce o controle social, como as demais instituições da sociedade o fazem.<BR/>Antonio Jailton de Souza - Turma 03Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-3368361422682829410.post-5730585228767200542009-02-01T16:45:00.000-02:002009-02-01T16:45:00.000-02:00A respeito da questão 1, vários tipos de controle ...A respeito da questão 1, vários tipos de controle social pode ser execidos pela escola:<BR/>-uniforme<BR/>-avaliação<BR/>-hórarios<BR/>-adequação as modelos impostos par ser aceito pelo grupo. <BR/>-postura esperada em sala de aula.<BR/>-autoritarismo da professor.<BR/>Bruna Brito.Turma:3.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-3368361422682829410.post-67678826624839326672009-01-31T21:54:00.000-02:002009-01-31T21:54:00.000-02:00Carolina Apoliano - Turma 9Texto 2As formas de con...Carolina Apoliano - Turma 9<BR/><BR/>Texto 2<BR/><BR/>As formas de controle social dispostas na sociedade podem interferir no desempenho /aproveitamento do aluno na escola? De que forma?<BR/><BR/>Sim, pois posso citar um exemplo que vivi como sendo professora particular ministrando aulas de reforço para um grupo de aproximadamente quinze crianças e adolescentes de 10 a 15 anos e o que pude constatar é que todos tinham aproveitamento ruim na escola devido à interferência da sociedade. A sociedade impõe o que é certo ou errado e quando se está em uma situação em que vai de contra aos valores impostos por ela, à criança (ou adolescente), se não tiver um suporte adequado, acaba procurando outras maneiras de dispersar essas frustrações, e a escola por ser um ambiente rotineiro e mais freqüentado pelo aluno passa a ser um refúgio de suas frustrações interiores vindo a ser caracterizada em seu desempenho. Os melhores alunos de uma escola, na maioria, são aqueles que vêm de uma família estruturada que vive de acordo com as normas impostas pela sociedade. Os alunos “problemáticos” carregam a responsabilidade de alguma falha que não é de responsabilidade deles, mas acaba sendo por eles absorvida. No meu caso, os alunos para os quais dei aulas tinham diferentes tipos de carências como: ausência de um dos pais, não concordar com a separação dos pais; não aceitar outra pessoa (padrasto ou madrasta); morte prematura de um dos pais; não ter recursos financeiros como os próprios colegas. E eram todos de escolas particulares, acredito que alunos de escolas públicas enfrentam situações muito mais complexas por que a maioria de origem humilde tem valores totalmente distorcidos daqueles que a maior parte da sociedade julga como certo e enfrentam problemas mais séries no desempenho escolar.Carolinahttps://www.blogger.com/profile/04228194590909521051noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-3368361422682829410.post-89254513968416822622009-01-31T14:28:00.000-02:002009-01-31T14:28:00.000-02:00A sociedade possui sistemas de controles e é encar...A sociedade possui sistemas de controles e é encarada como elemento que pressiona e oprime o indivíduo. Na maioria das vezes, nós desejamos estar exatamente onde à sociedade impõe que estejamos, isto porque é confortável estar inserido nesse meio.<BR/> Berger afirma que a sociedade determina não só o que fazemos, como também o que somos.<BR/> Geralmente a sociedade pressiona poderosamente seus integrantes esperando deles respostas adequadas e assim acontece também na escola, que naturalmente cumpre seu papel social reproduzindo aquilo que a sociedade determina.<BR/> Não podemos encarar o fato de que a escola funciona como aparelho reprodutor, como um disfarce onde todos conspiram e enganam, pois isso acontece na maioria das vezes irrefletidamente, simplesmente as coisas vão se encaixando de acordo com o que a sociedade espera de nós.<BR/> As formas de controle social podem sim, interferir no aproveitamento do aluno na escola e isso acontece das mais variadas maneiras. Como por exemplo, na avaliação do aluno, que geralmente acontece num “clima de tensão”, talvez até de medo, causando insegurança no aluno. A observação do professor totalmente indiscreta com o objetivo de verificar se há alunos “colando”, causa um certo constrangimento, parece que é impossível alcançar o êxito na avaliação por si só, sem desobedecer às regras e esse constrangimento se estende a todos os alunos, até aos que estudaram bastante. A fila também é uma forma de controle social, pois detém os alunos naquela forma, impedindo que haja tumultos. A arrumação das cadeiras, a posição do quando negro em relação aos alunos, o lugar do professor na sala de aula, a expectativa em relação ao boletim escolar, as advertências, suspensões, e até expulsões são formas de controle social que com certeza em dose exagerada vão prejudicar o desempenho do aluno na escola. <BR/> De todas as formas de controle social devo afirmar que a mais usada na escola é a exposição ao ridículo.<BR/><BR/>Stella Patrícia Saramago<BR/>(turma:4)Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-3368361422682829410.post-56181844325792793982009-01-30T05:19:00.000-02:002009-01-30T05:19:00.000-02:00Questão um.Entre muitos papéis que a escola repres...Questão um.<BR/>Entre muitos papéis que a escola representa, destacamos alguns como intermediar o socio econômico dos alunos coa a ajuda do governo;os projetos esportivos promovidos pelo governo,onde há a exigência de uma efetiva frequencia escolar, conscientizaçaõ de preservação á saúde, sobretudo bucal, projetos de controle de natalidade etc.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-3368361422682829410.post-51123727788571655322009-01-28T00:31:00.000-02:002009-01-28T00:31:00.000-02:00O controle social exercido são muitos e de várias ...O controle social exercido são muitos e de várias formas, um simples gesto do educador representa muito na vida de um aluno, um gesto insignificante pode valer como força formadora para o desenvolvimento intelectual e acadêmico do educando. Cabe ao professor observar sua comunidade, os conteúdos devem ser claros e assimiláveis, ensinar não é transmitir conhecimento, nem tampouco amoldar o educando num corpo indeciso e acomodado, criando as possibilidades para que sua produção ou construção de alunos criativos, investigadores, inquietos e persistentes.<BR/>Lizon <BR/>turma04Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-3368361422682829410.post-21833240523729456562009-01-24T01:25:00.000-02:002009-01-24T01:25:00.000-02:00Cinthia Macedo Bastos- Eletiva sociologia da educa...Cinthia Macedo Bastos- Eletiva sociologia da educação<BR/><BR/>3) As formas de controle social dispostas na sociedade podem interferir no desempenho/aproveitamento do aluno na escola? De que forma?<BR/><BR/>Acredito que as formas de controle social dispostas na sociedade podem sim interferir no desemepenho/aproveitamento do aluno na escola pois parto do princípio que qualquer tipo de controle, é algo, de certa forma, preconceituoso, pois não deixa o indivíduo ser o que ele realmente é. Seja por estar criticando uma atitute sua seja por induzi-lo a seguir algo que não é de seu desejo. E se alguma atitude é preconceituos com certeza causará desconforto naquele a quem se destina tal atitude. Consequetemente o aluno pode demonstrar desinteresse em ir á escola, com medo de ser discriminado novamente, desinteresse em estudar pois o estudo o remete á escola. E assim por diante, causando uma sucessão de desconfortios no aluno o que acarretará em mau desempenho escolar e baixo aproveitamento.cutehttps://www.blogger.com/profile/16209051813653349788noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-3368361422682829410.post-5951099760050328232009-01-23T19:22:00.000-02:002009-01-23T19:22:00.000-02:002) A localização social de um indivíduo fica atrel...2) A localização social de um indivíduo fica atrelada, tanto a educação escolar quanto educação extra escolar. E para isto a família é essencial formando uma base sólida, para que a criança venha se tornar um adulto consciente de seus direitos e deveres.<BR/> A educação curricular traz a tona um universo de descobrimentos ilimitável e socializantes.Afinal é na escola que encontramos o profissional primordial para o estabelecimento cultural da sociedade “o professor”.<BR/> Mas quando o ser humano é agredido na base, ou seja, no seio familiar ele perde valores referentes a delimitações sociais para o bem viver em grupo, este fato se dar por escalonamento. Das autoridades competentes ao principal prejudicados o povo, e desta síntese surge ,o caos urbano o homem e o lobo do homem.<BR/><BR/>Roberto Santos Rodrigues. Turma 12. texto IIRoberto Rodrigueshttps://www.blogger.com/profile/07839847973878700021noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-3368361422682829410.post-36368967331118684402009-01-22T22:32:00.000-02:002009-01-22T22:32:00.000-02:001-A suspensão, a reunião de pais podem ser uma for...1-A suspensão, a reunião de pais podem ser uma forma de controle social dentre outras. Onde eu estudei no meu ensino fundamental uma forma de controle social usada pelos professores era o conceito por comportamento, em que levávamos em nossas cadernetas conceitos como: O (ótimo), MB (muito bom), B (bom) e R (regular) na sexta-feira e trazíamos assinado na segunda feira.<BR/>Acredito que esta ação era também uma forma de controle social.<BR/>Mariana Rocha Pires/ turma 3.Marianahttps://www.blogger.com/profile/11292696975381429064noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-3368361422682829410.post-27727624150317424382009-01-22T22:31:00.000-02:002009-01-22T22:31:00.000-02:002-A classe determina as possibilidades na vida de ...2-A classe determina as possibilidades na vida de muitos, outros sentidos alem do puramente econômico. A posição de classe de uma pessoa determina o nível de educação que seus filhos provavelmente terão. As classes superiores da nossa sociedade, moram melhor, se alimentam melhor e são mais bem educadas.<BR/>Mariana Rocha Pires- turma 3/ (sociologia da educação)texto 2Marianahttps://www.blogger.com/profile/11292696975381429064noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-3368361422682829410.post-89109497897981235722009-01-22T21:59:00.000-02:002009-01-22T21:59:00.000-02:002-A classe determina as possibilidades na vida de ...2-A classe determina as possibilidades na vida de muitos, outros sentidos alem do puramente econômico. A posição de classe de uma pessoa determina o nível de educação que seus filhos provavelmente terão. As classes superiores da nossa sociedade, moram melhor, se alimentam melhor e são mais bem educadas.<BR/><BR/>Mariana Rocha Pires- turma 3 (sociologia da educação)Anonymousnoreply@blogger.com