domingo, 31 de agosto de 2008

Sociologia da Educação - Exercício referente ao Texto 1


Com base no texto 1, pensemos:


1) Qual o papel da Sociologia nos dias de hoje?


2) Em que ela pode ser útil ao educador em sala de aula?


3) Que novas perguntas poderíamos fazer à disciplina hoje?


4) Que atores sociais podem ser pensados hoje como empreendedores potenciais da mudança?

95 comentários:

Anônimo disse...

Em relação às mudanças, eu realmente tento vislumbrar caminhos, possibilidades... sonhar, manter a utopia...
Mas, infelizmente a realidade ainda está me nocauteando.
Percebo através da fala das pessoas o discurso dominante, alienante, acrítico, pragmático. E vejo mobilizações sociais, sindicais, tão enfraquecidas, que chega a bater um desânimo.
Mas,há, felizmente, os trabalhadores que ainda se organizam e reivindicam; os cidadãos que se mobilizam e discutem questões sociais; os grupos de "minorias" que lutam pelo se espaço e pelo respeito da sociedade; educadores que pesquisam, se comprometem com um trabalho sério e de qualidade; os grupos de artistas que ainda acreditam na arte (não só na indústria cultural), e se entregam a ela, produzindo coisas belíssimas; políticos que não se vendem e lutam, combatem, denunciam, enfim, muitos atores socias que, em suas vidas,não se rendendo às facilidades e ao conformismo, fazem sua parte na construção de um mundo melhor e mais justo.
Não é o meu caso, pois ainda estou na inércia...

Anônimo disse...

As mudanças ocorrem todo momento, inclusive neste que estou digitando. interessante q a internet pode ser e é um meio que a sociologia vê as práticas sociais de uma forma mais desconstruída pois há muita perda de identidade fisica e ganho de formas sociais expressivas no campo linguistico; creio que a sua utilização na sala de aula é fundamental para desautomatização do professor e percepção que ele também é um sujeito ideológico,entretanto o professor (não sei se bom ou é ruim)sempre será um sujeito conservador, portanto deverá levar em consideração o conhecimento que o aluno traz; acho que as formas de agenciamento coletivo existentes no passado que tinha como ponto máximo de alienação o trabalho como sinônimo de honra, polidez, de um lugar no mundo... cedeu espaço para o campo da aplicabilidade e utilidade das coisas, então a pergunta que tenho é como a sociologia irá estimular dentro da escola o ensino de matérias que tenham sua aplicação subjetiva?; creio que todos somos atores sociais que podem realizar mudanças, entretanto há quem consome e quem "fabrica" ideologias, então sao os mesmos, porém quem são os mesmos? por que igreja, estado, escola são também formas de agenciamentos coletivos, como dizia Nietzsche conhecimento é invenção e não origem então todos somos atores sociais empreendedores de potenciais mudanças sendo que uns mais que os outros. Sou Chico Arruda turma 12 de Sociologia da Educação, mas frequento as aulas da turma 6 as quartas.

Anônimo disse...

A sociologia serve de pano de fundo, para os diferentes matizes da sociedade. É nela que podemos encontrar a orientação para as lutas por melhores condições de trabalho e de vida, conduzindo a reflexão e crítica em torno da nossa realidade social.
Ainda que existam indivíduos bem conscientes desse papel junto à sociedade, organizados politicamente e integrados às ações sociais, caracterizando um engajamento político e social em concordância com os parâmetros de pensamento positivista, e em completa sintonia social, há muito que se fazer em relação à sociedade como um todo para que o verdadeiro sentido sociológico seja alcançado

Mauro Sérgio Farias disse...

Creio que, na sala de aula, a sociologia possa nos ser útil de várias formas, mas essa utilidade é particularmente relevante em relação a dois aspectos: Primeiro, no que tange a uma melhor compreensão da pós-modernidade. Tal tema nos é muito caro, pois algumas características sociedade pós-moderna, como a informação rápida, incessante, difusa e superficial, chocam-se frontalmente com a contemplação e com o tempo de maturação necessários ao processo educativo.

Além disso, ela fornece o arsenal teórico para compreendermos as relações de poder presentes em sala de aula, o que nos ajudaria a evitar algumas posturas que reafirmam as relações de dominação, mas podem atrapalhar o processo educativo.

(Mauro Sérgio, turma 12)

Anônimo disse...

Ricardo Moreira Migon
20041.01444.11
SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO - TURMA 9

1) Qual o papel da Sociologia nos dias de hoje?

A Sociologia hoje possui o papel histórico de investigar as causas profundas dos fenômenos sociais, desconfiando das concepções de senso comum e dos dados oficiais. Deve ser uma ciência crítica, capaz de questionar as instituições, os grupos sociais e as ações dos indivíduos, visando compreender a sociedade e fornecer subsídios para a intervenção e a mudança social, muito embora alguns sociólogos atuem, a partir dos conhecimentos que têm da vida social, como agentes conservadores da ordem.

Anônimo disse...

Questão 2:

Acredito que a Sociologia da Educação seja útil ao educador em sala de aula como um instrumento de análise. Uma vez que o educador, através desta análise, conseguisse perceber a que grupos sociais seus alunos pertencem, que lugares eles ocupam na sociedade e o que esperam dela, ele poderia focar seu trabalho de forma a atingir os interesses desses alunos, o que tornaria as aulas mais interessantes para eles, além de facilitar a comunicação e o diálogo entre professor e aluno.

Maria Rafaela disse...

Maria Rafaela Telles (turma 4) Sociologia da Educação:
"A sociologia para mim parece exercer o mesmo papel da época de seu surgimento, pois esse papel parece-me inacabado. Porém, imagino que as perguntas são diferentes, visto que o mundo também está. A função de compreender esse mundo e racionalizar questões e soluções práticas para fazê-lo melhor é um tabalho sem fim. Cabe aos educadores de forma geral, mesmo aqueles que não trabalhem com as ciencias humanas e sociais usar seus meios e conhecimentos para ajudar o aluno a construir esse mundo que ele deseja, sempre com os pés no chão, consciente, mas questionador. Um professor da matéria de exatas, por exemplo pode fazê-lo, apresentando sua matéria de maneira prática, pra que seus alunos além de vislumbrarem uma função para o estudo também possam imaginar em que aquele conhecimento poderia agregar para uma mudança, ou várias em nossa sociedade. As chaves e as "máscaras" sociais estão conosco uma minoria de sujeitos com acesso à informação e ao conhecimento diante de tantos brasileiros que infelizmente foram negados e roubados de seus direitos "garantidos" por lei.
Penso que a imprensa também pode fazer esse papel social, já que são os primeiros a ter acesso às informações também podem iniciar um trabalho sério de conscientização do homem em relação ao seu mundo. pois infelizmente o q percebo é que por tão pouco conhecimento, muitos se acomodam numa realidade que para eles é unica, pois é a unica que na realidade conhecem.
Perguntar porque nossos transportes são tão deficientes? Será que em todas as grandes cidades é dessa forma, no pais ou no mundo? O q eles fazem de diferente para que não seja tão caótico? Perguntar porque nossos sistemas públicos estão tão sucateados? Será que é porque é público ou desejam que a população engula mais isso para que se tirem mais direitos conquistados pelos cidadãos? Será que em outros lugares no país e no mundo é dessa forma? E, se é melhor, o que podemos fazer pra que nos tornemos melhor? Podemos adaptar á nossa realidade?
Tudo que não nos satisfaz pode melhorar, mas pra isso precisa-se criar também consciencia na hora de votar em nossos governantes.
Nós temos a força!"

Anônimo disse...

Acho que a Sociologia seria muito útil ao educador em sala de aula, pois nos dá uma maior percepção de como lidar com as mais diversas situações que ocorrem em sala de aula. Inclusive quando ocorre situações similares em escolas diferentes, de classes sociais diferentes, na qual a solução em uma não funciona na outra.
A Sociolgia nos dá uma boa base pra enfretar todos os tipos de situação, nas mais variadas classes sociais. Claro que só a Sociologia não resolve, afinal lidar com alunos hoje em dia está muito difícil, principalmente nas classes mais baixas, onde até ameaça você recebe, mas já é um bom começo.

Anônimo disse...

Lizon-Turma4-(1)
Identificar, analisar e comparar os diferentes discursos sobre a realidade,amparadas nos vários paradigmas teóricos, e as do senso comum.Na construção de instrumentos para melhor compreensão do cotidiano, ampliando a visão de mundo nas relações interpessoais,produzindo novos discursos sobre as diferentes realidades sociais, das observações e reflexões, construindo uma visão mais crítica da indústria cultural, dos meios de comunicação em massa, da ideológia do marketing como estratégia de persuação do consumidor e do próprio eleitor.

Unknown disse...

Thiago Roberto Leal Basílio
Turma: 9 quarta-feira N5 e N6 Curso: História
1- Creio que o papel atual da sociologia é estudar as causa e conseqüências dos problemas que estão presentes na sociedade atual. Analisar as estruturas de poder que controlam a sociedade e as conseqüência na vida dos indivíduos dessa estrutura. Tentar encontra motivos e soluções para os problemas encontrados na vida em sociedade como: violência, individualismo, apatia e a miséria.
2- Ela permite ao educador analisar a sala de aula em seus diferentes aspectos, observar como interagem diferentes indivíduos entre si com historicidades diferentes, formações familiares distintas e padrões financeiros dispares. Pensar a melhor forma para diminuir essas diferenças em sala de aula e permitir a absorção e integração do grupo.
3- Por que é tão difícil educar? Quais os motivos de se pensar que nossos problemas tem que ser resolvidos por uma entidade superior ( Deus), por que as pessoas estão tão descrentes que elas são os sujeitos da vida social?
4- Educadores, pensadores ou qualquer pessoa que aja.

Anônimo disse...

Luana Lisboa
Turma: 04

Penso que a sociologia em seu mais precioso papel permite o entendimento de certas dúvidas que temos no decorrer de nossa formação, como porque vivemos em uma sociedade? Muitos não entendem como é todo esse processo e como ele acontece, acredito também que a sociologia leva ao ser humano a conscientização do seu papel enquanto agente transformador da realidade sendo esta uma das formas mais importantes para a construção da cidadania dos indivíduos.

Renato Corrêa disse...

1)Qual o papel da sociologia nos dias de hoje?

O papel da sociologia nos dias de hoje é tentar analisar a estruturação na sociedade de uma forma geral, estudando o comportamento humano perante seu meio social buscando compreender as estruturas e relações da sociedade e tentarmos melhorar esta sociedade. Na escola a sociologia é importante para compreendermos as dificuldades que o aluno tem em ir à escola todos os dias, em assimilar a matéria por culpa desta sociedade violenta em que vivemos.

Renato Caminha Corrêa
Sociologia da Educação
Turma 9

Anônimo disse...

O papel da sociologia é deveras importante na sociedade contemporânea,reforçada pela introdução das novas tecnologias que transformam as relações capitalistas,familiartes e culturais da humanidade não só ocidental como a oriental, que pela globalização se abre a costumes antes impensáveis para aquela sociedade como tendências modistas,produtos eletrônicos de última geração e influência da mídia(tv,internet)no pensamento das novas gerações,vide olimpíadas de Pequim 2008.O sociólogo tem um material vasto para observar e atuar em prol da humanidade com suas análises econômicas,de cunho familiar e políticas(olha as eleições aí),enfim o papel da sociologia como área de conhecimento é promissor,sendo campo de atuação vital para uma sociedade que quer conhecer a si mesma e progredir na direção do desenvolvimento sustentável.

Rogério Lúcio de Oliveira Góes -Turma 4- Sociologia da Educação- Segundo Período.

douglas pereira t9 disse...

Douglas de J pereira, turma 9, sociologia da educação, texto 1

Questão 1: No decorrer da história, depois das duas grandes revoluçãoes que o mundo passou, ele começou a entrar em uma sociedade capitalista em crise, o que abriu o caminho para novos questionamentos quanto a qualidade de vida que a sociedade estava vivendo. Nos dias de hoje, o papel da sociedade é fazer com que o homem, que não passa de uma "máquina de fazer dinheiro", e não consegue imaginar uma vida além do trabalho, possa copôr uma sociedade igualitária, criativa, diversa e prazerosa em seu ofício. E isso se estende para a educação, para que o homem não venha mas aprender (decorar) apenas para passar num concurso e com isso ganhar dinheiro, mas que ele possa aprender pela satisfação do conhecimento.

Anônimo disse...

Luiz Antonio Neiva da Silva,Sociologia da educação,t:09
texto:01 questão:01
Observando a sociologia como uma reuniãp de conceitos, técnicas e métodos de investigação que visam explicar a vida social, a sociologia tem um papel importante na nossa vida atual, pois nos trás melhor assimilação das transformações sociais novas, criadas pela sociedade capitalista.
A transformção intelectual que a sociologia nos apresenta tenta tornar - nos capazes de refletir sobre a sociedade moderna e suas transformações.

Luciana Almeida disse...

Luciana Santos
Turma 04 - Noite
Questão 01

A Sociologia tem como papel a reflexão e intervenção sobre as constantes mudanças que ocorrem na sociedade devido ao seu crescimento. Cabendo-a ainda, entender não só o seu próprio papel dentro da sociedade em questão, como também,estudar os vários papéis sociais que cada indivíduo ocupa e assume, individual, coletiva e institucionalmente. Tudo, com o intuito de mantê-los ou modificá-los porém, sempre levando em conta a importância individual que cada qual possui para a constituição social.

Luciana Almeida disse...

Luciana Santos de Almeida
Turma 04 - Noite
Questão 01

A Sociologia tem como papel a reflexão e intervenção sobre as constantes mudanças que ocorrem na sociedade, devido ao seu constante crescimento. Cabendo-a ainda, entender não só o seu próprio papel dentro da sociedade em questão, como também, estudar os vários papéis sociais que cada indivíduo ocupa e assume, seja ele individual, coletivo ou institucional. Tudo, com o intuito de mantê-lo ou modificá-lo porém, sempre levando-se em conta a importância que cada qual possui para a constituição social.

Anônimo disse...

Nivia Cursino T 04
Questao 2
Para que o educador possa identificar a origem e o meio social o qual seu aluno vem e participa. Desta forma procurando ineri-lo de melhor maneira no grupo em que esta participando e tambem perceber e saber como agir e distinguir os possiveis problemas que poderao surgir.

Fernando Doria disse...

José Fernando Moura (turma 3) sociologia da educação
2008.1.01910.11

R1: Acredito que o papel da sociologia nos dias de hoje está dentro do que foi dito antes, que seria "explicar a sociedade para manter a ordem vigente", só que de forma mais complexa, já que explicar a sociedade promete ser muito difícil.
Partindo do princípio de que a sociedade é formada por individuos iguais embora muito diferentes (dai já uma complexidade)ela - a sociedade - deve ser tomada por partes. Cada grupo social tem uma certa mini sociedade ou "tribo", aquela dentro da grande sociedade. E cada uma deve zelar pelo bem-estar da sociedade. Para melhorar o pensamento, poderiamos usar como exemplo a cidade do Rio de Janeiro. Nela temos o grupo social dos ricos , dos classe média, dos pobres e dos miseráveis, lembrando que essas divisões não são a meu ver tão corretas. Cada grupo social desses deve ser analisado,refletido, questionado, criticado de formas diferentes, dentro de suas realidades, para assim chegar-se a conclusão de qual rumo por eles pode ser seguido para que a sociedade, como um todo, se torne justa e igualitária. A meu ver o papel da sociologia é trazer a reflexão, a análise, o questionamento e a crítica, todos acima citados e assim por conclusão propostas para a melhoria de vida dos habitantes da sociedade em vista.
Finalizando, o papel da sociologia seria dizer quais são os problemas e quais as possíveis soluções para a sociedade e assim nos ajudar a contruir (ou sonhar)a sociedade utópica, que hoje me parece inalcançavél.

Anônimo disse...

Waldir marinho turma 4 noite 2º período

A sociologia surgiu como um ponto de equilíbrio para uma sociedade desregulada em função da passagem do feudalismo para o capitalismo industrial e os pensamentos iluministas. Com isso, ela assume nos dias de hoje uma função reguladora para qualquer mudança que nos é apresentada.
Através da sociologia os docentes apresentam em sala aos seus discentes um comparativo entre o passado e o presente, garantindo assim, a existência de um ponto de equilíbrio para a sobrevivência social. Dessa forma a mudança radical como no exemplo acima citado deixa de existir.

Anônimo disse...

Mariana Thuller - Turma 4 –
Respondendo a questão 2 –
A sociedade vive em constantes mudanças, na transição do feudalismo para o capitalismo, a sociologia ajudou esta sociedade nascente a compreender as situações radicalmente novas para ela. Ainda hoje, apesar de termos um sistema consolidado (pelo menos na teoria), experimentamos mudanças a todo instante, e a escola não fica distante desta realidade. Por este motivo penso que a sociologia pode auxiliar o professor a compreender e lidar melhor com estas mudanças.

Anônimo disse...

FRANCISCO LEÔNCIO PINHEIRO
Turma 3

- O papel da sociologia nos dias atuais é compreender e buscar respostas para as mudanças que foram introduzidas no que o autor define com "sociedade capitalista". O livro Shopping Center – a catedral capitalista, da pesquisadora Valquiria Padilha, onde a autora analisa o comportamento das pessoas no Shopping, onde passa o vê-lo como um espaço que não é apenas para comprar mercadorias, mas que esconde outras intenções. Segundo a pesquisadora,o shopping passa a ser objeto de estudo da sociologia quando se transforma no lugar mais visitado de uma cidade, ou quando uma criança de rua é barrada na porta pelos seguranças. Entendo ser esse é o papel da sociologia nos dias de hoje.

- Em sala de aula ela será útil ao educador por possibilitar que ele identifique os diferentes comportamentos sociais de seus alunos. Possibilitando um debater sobre o tema na sala de aula.

Anônimo disse...

Nº2)
Acredito que a sociologia ajuda o educador a compreender melhor a vida social em que cada aluno está inserido, ou seja, o educador passa a perceber melhor qual é o lugar que cada aluno ocupa na sociedade, e com isso ele consegue ver com mais clareza quais são os interesses de cada aluno e também quais problemas eles enfrentam; e assim a comunicação entre professor e aluno se dá de forma mais proveitosa.

(RAQUEL MONTEIRO / TURMA:04)

Anônimo disse...

Questão 1
O papel da Sociologia nos dias de hoje continua sendo o de estudar o comportamento da sociedade. Estudar por exemplo como se dá o convívio entre as pessoas nos mais diferentes grupos como a família, a religião, o trabalho etc. através dela é possível compreender, interferir e até manipular a sociedade pois, ao se conhecer o comportamento dos grupos sociais,é possível encontrar mecanismos para influenciá-los tanto para os próprios interesses do grupo quanto para interesses externos como política, mídia etc.

Unknown disse...

Pergunta: Em que ela pode ser útil ao educador em sala de aula?

No âmbito escolar a Sociologia tem a função de interagir o aluno em seu meio, digo, esta interação seria o ponto de partida para a formação de um cidadão: crítico, pensante, opinante, consciente e participativo.

O educador tem como aliada esta Ciência, no sentido de estimular estes artefatos para a formação do dicente, desde atitudes simples como: por favor, bom dia, boa tarde,... que "aprendemos" no Jardim de Infância a discussões de temas atuais como as DST,por exemplo.
Nome:Bruna Luíza Beserra de Freitas Turma: 9

Ministrando Louvor disse...

Questão 2

Se pensarmos a ciência social como o resultado de uma tentativa de compreensão de situações sociais, logo veremos que para nós educadores ela torna-se importante arma para analisarmos, com nossos educandus, o epaço multifacetário da sociedade e da própria sala de aula, ou seja, o estudo da sociologia é de profunda utilidade para mostrar-nos aos alunos o mundo social em que ele está inserido.

Bruno Catharino
Turma: 12

Unknown disse...

A sociologia da educação permite ao professor conscientizar o aluno para uma visão mais aprofundada sobre os processos sociais. Ensina a analisar a escola como um grupo socialmente estruturado, a explicar a influência da escola no comportamento e na personalidade do indivíduo e também estudar os padrões de interação entre a escola e os demais grupos sociais.
As realizar as discussões sociológicas, a escola e o professor preparam o aluno para enfrentar o desafio que lhe está colocado a partir da sua realidade social, garantindo a possibilidade de despertar sua consciência e expandir seus conhecimentos, de forma que atue como sujeito sócio-cultural, voltado para a busca de caminhos de transformação social, interagindo com a sociedade.

Tatiana Gonçalves Martins
Turma 12

Unknown disse...

Raquel Pinheiro de Souza
200610122611
Sociologia da educação turma 12

1) Qual o papel da Sociologia nos dias de hoje?

O surgimento da sociologia surgia quando ocorria modificações na antiga sociedade feudal, na qual se questionava o papel do indivíduo na sociedade. Entre elas a reivindicações pelos seus direitos. Ocorre que essa mesma sociologia era utilizada para a alienação pela classe dominante. O que não difere muito no tempo contemporâneo.
A sociologia nos dias de hoje nos convida a refletir como está inserido o indivíduo numa sociedade globalizada e a questionar seus meios alientantes (tv, viodegames, filmes,etc) que nos impõe discretamente suas ideologias.
Ao professor de sociologia a tarefa é tentar descontruir e reconstruir como deve ser lecionanda a disciplina que possui várias vertentes que muitas das vezes é imposta pela escola e/ou Estado através dos parâmetros curriculares.

Unknown disse...

Edilaine Paiva - Turma 9 -(Sociologia da Educação)

1) Qual o papel da Sociologia nos dias de hoje?
Talvez um dos papeis da Sociologia fosse a Compreensão do homem de suas questões sociais. Uma vez que vivendo este, em conflitos contextuais tende a não compreendê-los. A Sociologia então, provocaria e desenvolveria nele um estado capacitado físico, intelectual e moral de entendimento da sociedade e política em que ele estivesse inserido.

Unknown disse...

Edilaine Paixa - Turma 9 - (Sociologia da educação)

2) Em que ela pode ser útil ao educador em sala de aula?
Se a educação é o principio básico do educador e está diretamente ligada a sociologia, por se tratar de um primordial instrumento, na sociedade. Então, a Sociologia não seria capaz apenas de difundir princípios morais, éticos, intelectuais, políticos, sociais, através do educador, mas também trazer para o indivíduo questionamentos sobre como nascem, se desenvolvem e o porquê desses princípios no meio social do homem. De forma que a educação abandonasse o tradicionalismo voltado para o materialismo e o formalismo educacional, que forma apenas pessoas incapazes de interpretar, compreender e pensar o meio em que se insere. Assim sendo, ela seria um instrumento questionador poderosíssimo para o educador e ao educando por ser capaz de fazer o homem entender seu contexto social.

Miriam Cesário disse...

A sociologia é útil para o educador em sala de aula, pois o mesmo com o conhecimento social pode distinguir as diferenças sociais de cada aluno, trabalhar com a intenção de mostrar que existem diferentes costumes sociais que não é por ser diferente que é errado.Assim o aluno começa a refletir se a cultura social imposta é mesmo A correta, se ele não pode pensar em outras formas.. e assim refletindo criticamente com a realidade do mesmo. Com isso o professor pode "construir" no aluno a reflexão, a crítica que tanto falta hoje em dia.

Turma 4
Miriam Cesário Noite

PROFORMAR COMUNIDADE CCPL disse...

Anselmo Ferreira Assumpção Turma 09 Questão 02

A sociologia seria um instrumento com o qual o educador mostraria a necessidade da transformação para a adaptação do indivíduo em sociedade, na qual, por sua vez, que seria indispensável devido a constante mutação da mesma (sociedade) movido por um grande jogo de interesses.

Anônimo disse...

Questão2

A sociologia é muito importante ao educador em sua atuação na sala de aula, pois ela ajuda a lidarmos com várias situações do cotidiano educacional, sendo assim a sociologia é uma forma de analisar, identificar quais são os grupos sociais pertencentes a uma determinada turma e dessa maneira, facilitaria as construções de aprendizagens, já que o dialógo estaria voltado ao um determinado grupo com certos interesses em comum.

Nome: Renata oliveira de Sousa
Turma:04

Anônimo disse...

1) Assim como a sociologia surgiu tentando compreender as situações sociais da época do capitalismo, hoje em dia ela continua com este papel (do capitalismo até a atualidade), e ainda trazendo cada indivíduo a reflexão, para a partir da compreensão dos fatos da história e até mesmo da atualidade, buscar maneiras e soluções para agir diante dos problemas.
2) Ela pode auxiliar o educador a entender o contexto social em que seus alunos estão inseridos, ou seja levar o educador a descobrir qual é a realidade do seu aluno, para que na prática o professor possa chegar ao aluno sem barreiras e para aplicar os conteúdos de maneira contextualizada.
3) Como a sociologia pode auxiliar na relação família-escola, favorecendo cada vez mais o diálogo?
Como a sociologia pode interferir nos fatores que podem gerar a violência?
4) Todo indivíduo possui este papel, mas alguns optam por não exercê-lo e ficam apenas reclamando dos problemas. Entretando alguns profissionais se destacam, pois a própria carreira favorece para a sua atuação como: professores, pedagogos, médicos, artistas, que fazem do seu trabalho uma oprtunidade para ajudar ao próximo.
Luciene Maria - Turma 3 - 2° período - Sociologia da Educação

Anônimo disse...

Questão 1 - Qual o papel da Sociologia nos dias de hoje?

Estudar as causas dos problemas sociais, analisar a política pública e a própria sociedade; suas novas formas de construção familiar, novas características, novos comportamentos. E além de estudar se preocupar e intervir nessa sociedade, de maneira que ajude a resolver seus problemas e dar subsídios para melhorias da mesma.

Tamires C. Teles da Silva
Turma 4 - Sociologia da Educação
Turno da Noite - 2º Periodo

Anônimo disse...

O papel da sociologia nos dias de hoje é importante, pois ela como Ciência estuda a forma pela qual os homens vivem em grupo e nos relacionamentos desses grupos, assim como as consequências dessas relações. Na educação a socialização do educando é o foco principal da sociologia da educação.
Moyses - Turma 4

Anônimo disse...

Aline Rodrigues, turma 3- segundo período
1)Qual o papel da Sociologia nos dias de hoje?
Da mesma forma que a sociologia surgiu pouco antes da afirmação do capitalismo, na tentativa de analisar a situação social em que a sociedade passava. Também, hoje nos auxilia a entender um pouco mais dos contextos históricos e esclarecer as diversas modificações em que a sociedade se encontra, não necessariamente nos dando resposta e sim a conscientizando os diversos contextos.


2)Em que ela pode ser útil ao educador em sala de aula?
Na análise dos diversos papéis sociais que estão presentes na sala de aula, na escola ou na família na intenção de podermos compreender as diversas situações que ocorrem na sociedade.


3)Que novas perguntas poderíamos fazer à disciplina hoje?
Por certas questões como; violência, miséria e antagonismo perduram ao longo da história apesar de tanto empenho por parte dos grandes pensadores em buscar respostas para questões que parecem tão claras? Será individualismo, comodismo ou falta de consciência?

3)Que atores sociais podem ser pensados hoje como empreendedores potenciais da mudança?

Professores, educadores ou todo e qualquer individuo que tenha disposição.

Anônimo disse...

Ao decorrer da História, como pode ser visto no texto, o mundo enfrentou duas grandes revoluções, a Industrial e a Francesa, e após isso se afundou em uma sociedade capitalista em crise. Isso abriu o caminho para novos questionamentos quanto a qualidade de vida que a sociedade estava vivendo.
Nos dias de hoje, o papel da sociologia é fazer com que o homem, que não passa de uma “máquina de fazer dinheiro”, e que não consegue imaginar uma vida além do trabalho, possa compor uma sociedade igualitária, criativa, diversa, livre e prazerosa em seu ofício. E isso se estende para a educação, que precisa deixar de aprender (decorar) apenas para passar em algum concurso, visando ganhar dinheiro e passar a estudar pela satisfação do conhecimento.
Douglas de J Pereira
Turma 9

Carolina disse...

Carolina Apoliano - Turma 9

Texto 1

1) Qual o papel da Sociologia nos dias atuais?

Nos dias de hoje a Sociologia tem um papel pouco atuante na sociedade e principalmente nas escolas, na formação dos estudantes. A eliminação de disciplinas como O.S.P.B. e Educação Moral e Cívica do currículo faz com que os alunos não desenvolvam uma concepção política sobre a sociedade em que estão inseridos. Mesmo eles tendo contado sobre o assunto político-social abordado de diferentes maneiras pelas demais disciplinas ou até mesmo fora do espaço escolar, isso não o prepara a ter uma formação política e um censo crítico sobre o social.
Posso me citar como exemplo para o que foi redigido acima, pois só vim estudar sociologia na faculdade, e através dos textos lidos no blog estou tratando a questão com um novo parâmetro. Nos tempos de escola só ouvi falar sobre os acontecimentos sociais em disciplinas como geografia e história, mas de uma maneira em que era mais por obrigação do que algo que me fizesse parar para me questionar sobre o que acontecia a minha volta.
Não que a Sociologia vá resolver todos os problemas que cercam a sociedade mas vai ampliar o conceito de sociedade já previamente estabelecido pelos alunos, abrindo suas mentes e mostrando uma nova visão sobre o assunto. Eles não precisam esperar chegar a faculdade (alguns deles) para poderem estudar a sociedade tendo uma outra visão da realidade.
A Sociologia tem que ter um papel mais ativo na formação dos estudantes , lembrar valores e fazer o aluno se conscientizar do meio social apo qual está inserido e saber respeitar e valorizar o ser humano como um ser social.

Anônimo disse...

Acredito que a sociologia consegue cumprir o que se propõe ao fomentar a reflexão e a participação ativa em prol de mudanças na sociedade. É claro que o interesse das classes dominantes é sempre considerado antes das mudanças realmente acontecerem , mas podemos tentar mudar isso e em vez de apenas reclamar da vida, nos mobilizarmos e nos implicarmos mais em nossas relações, sejam elas quais forem.
A Sociologia surge para analisar as mudanças e a flexibilidade social surgidas com o mundo capitalista.
O pensamento critico, marxista, é de grande valia em sala de aula para formar cidadãos criticos, e fugir da alienação.
Podemos perceber diversos movimentos sociais a nossa volta como por exemplo o movimento discente e doscente em nossa universidade, que buscam o ensino universitário público de qualidade. Vale também citar a partidarização de grande parte dos movimentos sociais, inclusive dos citados acima, o que, segundo minha opnião, desvirtua o movimento de seu real propósito.

Lillian A. A. Psicologia Turma 12

telma disse...

Com o surgimento do capitalismo se fez necessário o nascimento da sociologia, para podermos entender e atuar nesta sociedade.
Sendo a escola o lugar social, onde além de formar cidadões para atuarem no campo profissional,também deve formar cidadões conscientes para atuarem politicamente . A sociologia se torna indispensável para o educador, que tem um papel social de grande atuação na formação deste cidadão.
Telma turma 4 - Sociologia e Educação

Anônimo disse...

Paula Ribeiro Gomes
Turma:04

Em que a sociologia pode ajudar o educador em sala de aula?

A sociologia,por ser uma ciência que estuda a forma como a sociedade se relaciona,pode ajudar muito em sala de aula,pois noz faz(como profissionais de educação)refletir sobre a diversidade encontrada em sala de aula e entender como essas pessoas se organizam de acordo com os lugares que ocupam.
Interessante também,é pensar na sociologia ér pensar que a sociologia pode ser aliada a aula,pois já que procura entender essa diversidade,não possui o caráter de julgar,mas sim de analisar.Isso faz com que utilizando o que foi aprendido em sociologia,possamos ser menos preconceituosos e que possamos entender e aceitar essa multipluralidade existente em sala de aula.E por fim que passemos essas teorias à diante,para que nossos alunos não reproduzam uma sociedade coersiva,exclusiva e ignorante.

Anônimo disse...

O sociólogo não tem o acesso livre às salas de aula e o professor, que leciona, por sua vez não tem o tempo disponível para pesquisas, logo a união das duas áreas seria o ideal para solução de problemas ligados a Educação, na minha opinião.
Enquanto essa união não ocorre, o educador observando sua classe e seus diferentes grupos, reconhecendo de que não há igualdade nos educandos e aplicando em suas aulas uma mudança de metodologia, quando necessário, com consciência e isenção, respeitando e aproveitando as vivências e experiências de seus alunos no cotidiano escolar, analisando suas dificuldades, criando métodos através de suas observações, provocando a inclusão dos excluídos, estará aplicando a sociologia e tornando-a útil dentro de seu ambiente de trabalho.

Rejane Oliveira
turma 3 - sociologia da edu.

Anônimo disse...

Mariana Nogueira
Curso: Matemática
200320391711
Turma 12

1) A sociologia nos mune de compreensão crítica com relação a que e a quem nos cerca. Faz uma relação causa-efeito entre o passado e o presente da humanidade enquanto sociedade. Desautomatiza, ou ao menos tenta, procedimentos que, na correria do dia-a-dia tendem a perder sua devida importância. Engloba, com isso, os aspectos necessários para a formação de indivíduos e , portanto, de uma sociedade autoconfiante, reflexiva e mais atuante. Analisando grupos sociais e suas ações, auxilia na compreensão da realidade, eliminando a alienação, a ignorância, os dogmas e dando espaço, nem à aceitação nem ao repúdio, mas à flexibilidade e ao senso crítico no que tange a coletividade.
É bem verdade que as diferenças socio-culturais sempre existiram, desde os primórdios da humanidade. O que não existia era a facilidade de acesso à informação propiciada pelo advento da globalização e acelerada com o surgimento da Internet. Hoje, sem sair de casa, é possível acessar informações referentes à cultura e ao meio de vida de qualquer país do mundo em poucos segundos.
Eis que urge a sublime importância da sociologia no contexto atual. Ampliando a visão de mundo do indíviduo, auxilia no processamento de tal enxurrada de informações, que deve ser minucioso e gradual, porém constante, a fim de que, indivíduo a indivíduo, forme-se uma sociedade esclarecida, crítica, cooperativa e atuante.

Anônimo disse...

Mariana Nogueira
Curso: Matemática
200320391711
Turma 12

1) A sociologia nos mune de compreensão crítica com relação a que e a quem nos cerca. Faz uma relação causa-efeito entre o passado e o presente da humanidade enquanto sociedade. Desautomatiza, ou ao menos tenta, procedimentos que, na correria do dia-a-dia tendem a perder sua devida importância. Engloba, com isso, os aspectos necessários para a formação de indivíduos e , portanto, de uma sociedade autoconfiante, reflexiva e mais atuante. Analisando grupos sociais e suas ações, auxilia na compreensão da realidade, eliminando a alienação, a ignorância, os dogmas e dando espaço, nem à aceitação nem ao repúdio, mas à flexibilidade e ao senso crítico no que tange a coletividade.
É bem verdade que as diferenças socio-culturais sempre existiram, desde os primórdios da humanidade. O que não existia era a facilidade de acesso à informação propiciada pelo advento da globalização e acelerada com o surgimento da Internet. Hoje, sem sair de casa, é possível acessar informações referentes à cultura e ao meio de vida de qualquer país do mundo em poucos segundos.
Eis que urge a sublime importância da sociologia no contexto atual. Ampliando a visão de mundo do indíviduo, auxilia no processamento de tal enxurrada de informações, que deve ser minucioso e gradual, porém constante, a fim de que, indivíduo a indivíduo, forme-se uma sociedade esclarecida, crítica, cooperativa e atuante.

Monique Ellen disse...

Em que ela pode ser útil ao educador em sala de aula?

Todos nós somos um pouco “sociólogos”, pois estamos sempre analisando nossos comportamentos. Em sala de aula, nós, educadores, temos o objetivo de fazer com que os alunos tomem concepções cotidianas mais sistemáticas e precisas, a medida que as percepções vão além de suas experiências pessoais. O professor precisa preparar o aluno para o convívio na sociedade, saber que há diferentes costumes, opiniões, atitudes... fazer de seus futuros cidadãos capacitados de interagirem com as diversidades culturais.



Monique Ellen dos S. Pereira.
Sociologia da Educação.
Turma 12 - Noite

Mariana disse...

A sociologia constitui um projeto intelectual tenso e contraditorio. Para uns, arma a seviço dos interesses dominantes, para outros, ela é a expressão teórica dos movimentos revolucionários. A sociologia é o resultado de uma tentativa de compreensão de situações sociais radicalmente novas, criadas pela então nascente sociedade capitalista.
Contudo, nos dias de hoje, com tantas mudanças acontecendo diariamente, alem desses aspectos a sociologia tem um desafio pela frente. O estudo da sociologia tem um papel muito importante quando se trata de lidar com situaçoes diversas em salas de aula ou ajudar a entender as estruturas da sociedade e a reação dos individuos á aceitação de novas metodologias.

Mariana Rocha Pires/ turma 3/ (sociologia da educação)

Anônimo disse...

2-A sociologia tem o papel de identificar e esclarecer ao professor as necessitada dos alunos é de que maneira ele deve agir com as diversidades que encontrará na sala de aula. Sem deixar os alunos envergonhados com suas ações por isso a uma grande necessidade da sociologia ser aplicada em sala de aula.

Anônimo disse...

Quesão 2.

Como em uma sala de aula existem individuos de várias classes e culturas, a sociologia é importante para mediar estes grupos , uma vez que a mesma foi criada para analisar a situação e também dar uma resposta a ela.
Com isto o professor saberá articular um grupo com os outros , evitando assim conflitos em sala.

Liliane Maranhão.
Turma 3.

Anônimo disse...

Questão 2

Na sala de aula, a Sociologia pode ser utilizada pelo educador como instrumento de análise, compreensão das relações entre os alunos, não só em sala de aula, mas também em todo espaço escolar, observando suas relações, interações, comportamento, para que possa compreendê-los e com isso poder mostrar-lhes o contexto social de sua inserção e leva-los a refletir sobre esse contexto para que não sejam alienados.

Rafaela Aparecida
Turma 04 - Sociologia da Educação

Anônimo disse...

Martins define a sociologia como um conjunto de conceitos de investigação feitos para explicar e compreender a sociedade em que vivemos. Ela se baseia na busca da compreensão de situações, lugares e atores sociais novos que se manifestam na sociedade capitalista. Sua criação representa o produto final da elaboração de um conjunto de teóricos que buscaram compreender as situações sociais que presenciavam e viveram.

Ele também afirma que hoje a sociologia procura criar um objeto autônomo, o homem social, que não depende, sobretudo dos fenômenos sociais em face dos econômicos. Enfim a sociologia não é somente uma tentativa de reflexão, ela hoje ganha o “poder” de interferir na sociedade em que vivemos.

Stella Patrícia Saramago
(turma:4)

Anônimo disse...

a sociologia pode ser muito útil para educador,pois o ajuda a perceber os diferntes grupos sociais presentes em sala de aula,os diferntes papéis socias que cada aluno assume em sala de de aula e fora dela, com isso ele consegue perseber como é a sua turma, o que ajuda muito na hora de fazer um planejamento respeitando as individualidades de cada um.
Bruna Brito.
Turma 3.

Anônimo disse...

Com base no texto de Carlos Martins, podemos entender que os papéis da Sociologia hoje são de buscar um equilíbrio na nova sociedade, buscando conhecer os fatos sociais, repensando o problema da ordem social, destacando a importância de uma teoria para estudar as sociedades.
A Sociologia procura criar uma separação entre os fenômenos sociais e econômicos. Ela procura nos meios práticos propor soluções às questões sociais.

Vinícius da Silva Lima
Sociologia da Educação - Turma 12

Anônimo disse...

O papel da sociologia é fazer com que o Brasil seja uma sociedade mais inteligente, capaz de produzir trabalho para todos os cidadãos e de fazer entender a complexidade da sociedade, com o intuito de fazê-la funcionar melhor. Na prática, por exemplo, um jovem que tem alguma dificuldade no trabalho e acaba levando para o lado pessoal.Se ele pudesse entender que este tipo de conflito existe em todo o lugar do mundo ele provavelmente encararia suas dificuldades de outra maneira. Esse é o papel da sociologia, promover essa reflexão da sociedade.

Daniel Kistler-Turma 03

Anônimo disse...

1)Qual o papel da Sociologia nos dias de hoje?
Com a crise mundial que se abateu sobre o planeta, que tem provocado a falência e o enfraquecimento de grandes empresas financeiras e industriais, a mesma vem trazendo uma série de consequências e causando uma grande onda de desemprego em massa, em todos os países do mundo, gerando assim, problemas de diversas ordens no campo social. Mais uma vez, a Sociologia terá o papel de estudar a realidade social que estamos vivendo, um mundo em crise que tem preocupado a sociedade pelos problemas que tem causado a classe trabalhadora e a família.
Antonio Turma 03 - noite

Anônimo disse...

2)Em que a Sociologia pode ser útil ao educador em sala de aula?

A Sociologia ensina o Educador a observar as classes sociais, condições sócio-econômicas e culturais dos alunos, a respeitar as diversidades,a evitar conflitos com os alunos e também seus familiares. Com esse conhecimento poderá interagir com a classe, respeitando cada situação em particular.
Antonio - Turma 03 - noite

Anônimo disse...

3)Que novas perguntas poderíamos fazer à disciplina hoje?

Como explicar a atual crise mundial que vivemos hoje, se existem tantas teorias e os homens já vivenciaram e estudaram as mesmas experiências em épocas passadas?
Antonio - Turma 03 - noite

Anônimo disse...

4)Que atores sociais podem ser pensados hoje como empreendedores potenciais da mudança?

Começo com a educação. Os Educadores. Pois poderão influenciar os educandos na sua capacidade de questionar, de terem uma visão crítica do mundo, além de fortalecer suas convicções no sentido de transformar aquilo que pode ser mudado, assim como todos os homens de bem, que sonham com um mundo melhor.
Antonio - Turma 03 - noite

Anônimo disse...

Kelly Castro
Turma 09
Txt 1 - Questão 1

Vivendo em uma sociedade moderna, na qual as transformações são diárias, tanto no campo dos pensamentos quanto das atitudes, sem mencionar os avanços tecnológicos, uma ferramenta é precisa para dar-nos , no mínimo, alguma explicação para tantas transformações. A Sociologia tenta nortear-nos à compreender melhor a sociedade em que vivemos, visando até mesmo soluções para problemas que venham surgir. Faz com que os indivíduos que estão inseridos em diferentes classes sociais, não apenas reflitam sobre o meio em que vivem como também criem um caráter crítico e questionador.

Anônimo disse...

Lívia Cardoso Junqueira
Turma 12

Questão 1

A sociologia começa a se constituir e desenvolver ao longo de um período de grandes mudanças sociais (Revolução Industrial, Revolução Francesa, Iluminismo). Ela surge da necessidade de se tentar entender o que estava acontecendo com a sociedade, isto é, se propõe a analisar o mundo social. Como explicitado no texto, há contradições dentro deste campo de estudo. Por exemplo, seus precursores participaram ativamente do processo da Revolução Francesa, contudo a sociologia também foi utilizada pela burguesia para manter a ordem social após sua tomada de poder. No entanto, creio que essa contradição está presente em diversas áreas do conhecimento, pois as disciplinas não se desenvolvem autonomamente, estão sempre atravessadas pelas pessoas, estudiosos, autores que se apropriam delas. E cada indivíduo possui seus posicionamentos políticos, seus valores e, por isso, fazem uso daquela matéria de maneira própria. Portanto, não vejo essa contradição como um “problema” da Sociologia e acredito que seu valor está em suscitar um olhar para a sociedade, a reflexão sobre como ela foi e está sendo construída e o que queremos para seu futuro.

Anônimo disse...

2) Em que ela pode ser útil ao educador em sala de aula?

A sociologia é fonte de explicações e pensamentos existentes na sociedade e possibilita ao ser humano identificar o seu papel de agente transformador da sociedade, o que é caso do educador. Com base na sociologia o mesmo tem mais preparação para auxiliar seus educandos, com uma percepção de grupo, sabendo lidar com as mudanças sociais, fazendo com que haja interação entre todos, sendo útil para com as problemáticas, os conflitos existentes em sala de aula.

Nathalia Rocha 04
2° período, Noite.

Anônimo disse...

3) Que novas perguntas poderíamos fazer à disciplina hoje?

No momento de transição da sociologia, a educação passa a ser um objeto da mesma.
A sociologia consegue me exclarecer que a educação pode vir a transformar a sociedade, e que ela participa na construção da identidade do indivíduo.
De acordo com questões debatidas em sala, me interrogo com o passar do tempo. 'A quem cabe o papel de educar?', quando nos referimos a sociedade.

Nathalia Rocha
2° Período - Noite 04 .

Unknown disse...

1) Qual o papel da Sociologia nos dias de hoje?
A Sociologia historicamente tem o papel fundamental de fornecer subsídios para a compreensão e explicação dos fenômenos sociais. Hoje com a sociedade globalizada, novos desafios foram introduzidos no cotidiano do indivíduo, contudo o ser humano adquiriu maior acesso às informações sociológicas, que sob a forma de dados explicam e permitem compreender a própria sociedade, atenuando as desigualdades.

TOMAZ PEDROZA BORGES
TURMA 12

Anônimo disse...

Questão 1
O papel da sociologia nos dias da hoje seria o de observação e compreensão do comportamento humano, para que assim consiga-se identificar os seus conflitos e as suas mudanças com o passar do tempo. Assim podendo compreender o mundo no tempo presente.
Questão 2
Identificando os diferentes comportamentos dentro da salas de aula, o professor pode ministrar uma aula voltada para as determinada diferença. Como exemplo ao identificar atitude de racismo pode se desenvolver uma aula voltada para as diferenças, uma aula sobre a historia africana do brasil, expor musicas, fotos, a capoeira... Levando o aluno a refletir sobre o assunto.
Questão 3
Será que um dia as diferenças acabarão? Um professor é capaz de mudar um aluno problema?
Questão 4
A escola e os pais (principalmente).

Juliana Reis
turma 3
sociologia da educação

Léia Luiz disse...

TEXTO 1/ Q. 1
Levando em conta o pensamento dos primeiros sociólogos que atribuíram a sociologia o papel intelectual de repensar o problema da ordem social e deram ênfase a instituições como a autoridade, a família e a hierarquia social, penso que o papel da sociologia nos dia de hoje tem muito haver como a sua função de antes, pois como a sociedade moderna e pós-moderna se encontra na desordem social e estrutural causada pelo capitalismo e pela modernidade, assim o papel da sociologia de antes e hoje continua sendo o de restaurar os valores da família, da autoridade, da ética, da moral e da democracia, e claro excluindo a hierarquia social, pois é devido a esse domínio que a sociedade se encontra num caos ordenado. Sendo assim a sociologia deve contribuir para uma sociedade mais ordena, porém não controlada, igualitária e menos fútil, e para isso os sociólogos dos nossos tempos não deveriam usar os seus conhecimentos a cerca dos problemas que assolam a sociedade, para favorecer o domínio do poder.

Adalciléia Luiz
Turma 3

Jorge de Freitas disse...

Respostas às questões do texto 1

1) Qual o papel da Sociologia nos dias de hoje?

Penso que o papel da Sociologia hoje é observar/investigar a sociedade e seus comportamentos e/ou mudanças, apontando os problemas e possíveis soluções para os problemas surgidos com as transformações sociais.

2) Em que ela pode ser útil ao educador em sala de aula?

Acredito que a Sociologia pode ser útil ao educador, ao passo que, cada grupo representa uma pequena sociedade, e, a diversidade cultural que encontramos em uma sala de aula, abre precedente para se discutir os vários momentos sociais e suas significantes transformações. Principalmente em um momento em que a palavra de ordem é a o multiculturalismo e a interdisciplinaridade.

3) Que novas perguntas poderíamos fazer à disciplina hoje?

A história da humanidade se repete? Visto que as duas Revoluções marcantes no momento de surgimento dessa ciência ainda se fazem muito presente e marcam a diretriz das sociedades atuais.

4) Que atores sociais podem ser pensados hoje como empreendedores potenciais da mudança?

Classe trabalhadora, empresários e os múltiplos movimentos sócio-culturais.

Anônimo disse...

Aline Maria Alvarez de Moura
Turma 9 de Sociologia da Educação

A sociologia nos dias de hoje desenvolve um papel de conscientização do mundo em que vivemos em minha opinião. O que quero dizer com isso é que com a sociologia atuante podemos perceber as diferentes dimensões que o mundo capitalista em que vivemos tem e como isso interfere em nossa forma de viver.
O educador ,tendo pleno domínio dos conceitos sociológicos, pode passar aos seus alunos essa conscientização dita acima,fazendo que o aluno/cidadão não seja meramente um usuário da sociedade em que vive e sim um vivenciador e transformador do meio em que vive.
Poderíamos perguntar a sociologia hoje,se há condições dela ser incluída seriamente no currículo escolar, como fundamental para o desenvolvimento de um cidadão, ou se a tendência é se estagnar em apenas mais uma matéria carregada de conceitos em que os alunos engolem e digerem sem absorver nada?
Os principais atores sociais ao meu ver,são os meios de comunicação públicos, como a televisão. Na minha opinião a televisão é o principal meio de formação de conduta e posicionamento de um indivíduo integrante da sociedade. Se houvesse possibilidade da televisão conter programas realmente educativos e não apenas canalizados a uma só formação de opinião,com certeza teríamos cidadãos mais conscientes e atores reais da sociedade.
Outros atores sociais,são os professores, mas digo os reais professores que tem preocupação em transmitir o conhecimento e a partir disso possibilitar mudanças. Há muitos capazes,porém o corrompimento dos mesmos leva a anulação da possibilidade de mudanças com relação a seus alunos.

José Carlos de Souza Dias Turma 12 disse...

2) Em que ela pode ser útil ao educador em sala de aula?

O educador pode utilizá-la para interagir sua disciplina com as demais disciplinas socializando seus alunos as diversas áreas do conhecimento humano e ajudando-os a construir, criticar e entender melhor a sociedade em que vivem, uma vez que a sociedade capitalista em que vivemos força os educadores a não socializar a educação e formar o cidadão com um propósito especifico de passar em um vestibular, ou concurso, ou etc.
É fundamental que o profissional educador faça utilização da sociologia em sua sala de aula com a intenção de instruir seus alunos como que chegamos até a sociedade atual e como que evoluiremos para uma sociedade melhor no futuro.

Vinny Gomes STC disse...

(Questão 1)

Acrediso que o papel da sociologia foi, é e sempre será saciar dúvidas a respeito da transformação dos elementos sociais, motivos pelos quais isso acontece, assim como a relação que esses fenômenos tem com o tempo em que acontecem.

Vinny Gomes STC disse...

(Questão 2)

Considero a possibilidade para dois intendimentos diferentes na questão 2.
Em uma primeira situação a sociologia poderia gerar muitos frutos ao educador enquanto este observa a interação entre atores com seus respctivos lugares e em situações sociais.
Analizando por outro ângulo o pesquisador com sua bagagem de conhecimento aceita-se como mais um ator social e interage nos grupos, buscando assim o desenvolvimento ao que toda estrutura de informação sobre a sociologia pode gerar.

Vinny Gomes STC disse...

(Questão 3)

Se extintivamente os seres vivos tendem a proteger o seu semelhante no intuito de perpetuar a própria espécie, por que o ser humano, enquanto superior pelo dote do racioscínio, se encontra atualmente numa crise social tão grande?

Anônimo disse...

Questão 1
A sociologia,quanto ciência que busca compreender o ser humano dentro de situações sociais, possuium papel muito importante na atualidade, pois ela nos apresenta uma diversidade de grupos sociais existentes. O indivíduo, apesar de sua existencia única e singular, necessita viver em grupo, para isso é preciso normas e regras ditadas para uma boa organização. Entretanto, a sua atribuição mais importante é a de instigar uma relexão sobre a sociedade moderna. Ela deve interferir no rumo da civilização, fazendo com que os indivíduos se posicionem como membros dessa instituição e tenham a consciência de sua importancia na constituição do mundo social.

Fabiana vilar turma 04

Anônimo disse...

Questão 02
A sociologia aplicada em sala de aula deve ter a intenção de promover aos alunos discussões de questões cotidianas, que se diferenciam em diferentes gupos sociais. Isso fará com que o educando partilhe experiências dentro da multiplicidade social. O educador deverá promover o senso democrático, instigar o poder do pensamento e assim formar cidadãos esclarecidos e com poder crítico.

Fabiana Vilar turma 04

Vinny Gomes STC disse...

Acho que nenhum pensador é ou foi totalmente de acordo com o máximo da evolução social humana.
Cada um deles tinha seus benefícios a apresentar mas, enfim, no entanto uma pessoa que considero fundamental na atual conjuntura social é o Gentileza.

Pat disse...

QUESTÃO 1

A Sociologia tem o papel de fornecer subsídios para a compreensão da sociedade. Ela pode servir como orientação para uma análise crítica e consciente das realidades sociais nas quais estamos inseridos.

Patrícia da Silva - Turma 9

Mila disse...

Camila Ingrid da Paz
Turma 3 - Noite
Sociologia da Educação - 2º período

Texto 1

1)A sociologia nos faz pensar e refletir em cima do que os teóricos de outros tempos, pensavam sobre a nossa sociedade, e perceber assim, como a sociedade se evoluiu, pois mesmo estudando em cima dos teóricos: marx, Durkeim, sabemos que hoje, muitas vezes, discordamos de coisas que eles pensavam naquela época. Mas é para isso que serve a Sociologia, para termos essa idéia de tempo, estudar as relações dos homens, com a sociedade, seus pensamentos...
E também ajuda a dminuir preconceitos, pois através da sociologia percebemos a diversidade cultural e étnica de toda a sociedade.

2)Este educador além de ensinar sobre a diversidade cultural, ele também em cima dessa perspectiva, irá conseguir trabalhar com essa diversidade em sala de aula, pois a escola é um lugar onde todos se encontram no mesmo papel social, mas ao mesmo tempo existe a individualidade de cada um.

3)Se a sociedade, percebesse que só depende de nós mesmos para melhorarmos os problemas da educação, essa estaria resolvida?

4)Professores(escola) e Pais(casa)

Anônimo disse...

Ivo Venerotti - Turma 9

O texto nos apresenta a Sociologia não só como um “conjunto de conceitos, de técnicas e de métodos de investigação produzi¬dos para explicar a vida social”, mas uma ciência engajada, que pretende também interferir na sociedade, foco de sua reflexão. Tendo como mote principal a experiência do indivíduo como autor de sua própria história, impregnado pelo seu mundo vivido enquanto ser no seu grupo social. Pensar o contexto em que a aluno está inserido já é um começo importante para o educador. Ensinar para quem? Onde? Temos de saber lidar com a experiência de cada um enquanto ser social. Junto a isso, entender o conhecimento como emancipador, peça fundamental par o caminho da liberdade. Creio que nesse sentido a Sociologia pode ser útil ao educador em sala de aula.

Anônimo disse...

1) Qual o papel da Sociologia nos dias de hoje?
Nos dias de hoje, as grandes transformações sociais em curso fazem com que infindáveis problemas sociais não sejam suficientemente compreendidos pelas pessoas, comprometendo assim o real exercício da cidadania. Temas em discussão e ainda pouco compreendidos, como às transformações do Estado, da Nação, da política, do novo papel das elites nacionais e internacionais, dos novos agentes definidores das políticas públicas, a pobreza, a inclusão e exclusão social, estão constantemente sendo discutidos.
Para que possamos compreender parte de tudo isso, surge a Sociologia como papel fundamental para o conhecimento, bem como, para uma formação crítica do indivíduo, ao analisar cada um desses temas. Ela permite enxergar por meio de uma visão mais profunda, como funciona a sociedade nos dias de hoje e suas transformações. Aponta soluções para questões importantes e problemas sociais existentes.
Portanto, a sociologia pode contribuir em muito, nos campos social, político e cultural, para alertar e/ou melhorar a situação dos diversos grupos e camadas sociais que formam uma sociedade.

Francisco Railon Rocha Carvalho
Turma 12 (Noite)

Anônimo disse...

A Sociologia possui um grau de influência consideravelmente amplo nas salas de aula, fazendo com que o senso crítico e a avaliação pessoal de seus alunos seja aflorado, verificado e orientado (caso seja necessário) corretamente. Dessa forma, essa ciência social faz com que cada vez mais indivíduos tornem-se cidadãos conscientes do mecanismo, estrutura e funcionamento das complexas sociedades instaladas. E como conseqüência direta, menos descaso e ignorância em relação às questões de interesse comum: cidadania e consciência social.

Marcos Faria Braga - turma 9 Sociologia

suenne disse...

O papel da sociologia de hoje?

Ela serviria para levar o homem a compreender as suas questões sociais , levando-o a uma posição crítica em todas as situações e problemas existentes.

Em que ela pode ser útil ao educador em sala de aula?

Ela serviria para mostar para o aluno e questionar sobre os valores, a política , o meio em que vive, etc. Assim ele seria capaz de modificar através de suas opiniões toda uma sociedade.

Suenne Briggs
Turma 9

Anônimo disse...

Tendo em vista a sociologia como o estudo de relações interpessoais num determinado local, grupo social, ou entre grupos sociais diversos, bem como os princípios e instituições próprios da sociedade (vide o dicionário Aurélio), penso que o homem nada mais é do que um agregado de relações sociais, e ainda que não sendo sitado no texto mas tendo eu compartilhado desta perspectiva, creio nas idéias de Vigotski que argumenta que o que foi inicialmente uma relação entre pessoas passa a funcionar como modo de relação do sujeito consigo mesmo. Opera-se uma conversão das relações sociais em funções mentais.Logo, creio que o papel da sociologia hoje, principalmente no âmbito escolar, está no fato de que os modos de aprender, assim como os de conviver, não se reduzem a características individuais, mas são considerados como uma produção histórica e cultural, onde são profundamente vinculados a um compromisso social . No simples fato de numa classe falarum de cada vez e escutar o outro, erguer a mão para falar, levantar a mão e esperar a sua vez para ser atendido, sentar direito, observa-se formas de organização das relações interpessoais, que vão se tornando práticas partilhadas no grupo, e que vão se instituindo e regulando as formas de participação. O mesmo ocorre com a temática tratada pela sociologia: naturalmente se tornara num agente reflexivo e será absorvido e aplicado ao cotidiano das pessoas.

Anônimo disse...

A sociologia tem forte responsabilidade, é a ciência que com seus métodos e conceitos nos ajuda a conhecer e apresentar nossa sociedade, ou onde estamos inseridos, tanto no sentido micro ou macro espacialmente falando. A busca pela história dos acontecimentos e questionando essa história, conflitamos as informações e poderemos relacionar uma série de possíveis soluções para problemas, hoje tão complicados ao olhar humano, mas talvez simples de resolver. No futuro próximo, acredito que com a inclusão dessa disciplina na escola, teremos uma nova perspectiva, com alunos que pensam, que buscam a autenticidade das informações a ele apresentada. Poderá este aluno ser também pesquisador e crítico dessa informação.
O educador como orientador, deve estar dentro do ambiente social em que este aluno também está inserido, como se também estivesse participando dessa relação. Os atores além do educador; a mídia em todos os seus braços, o governo, pais, sociedade, religião e etc, devem (ou deveram) estar em acordo com o objetivo de criar um sujeito ativo nessa sociedade. O aluno é o cidadão em construção, agente ativo e inclusive transformador.

Marcus Vinicius Campos da Silva
Turma 9 – Sociologia da Educação

Mayara Merlim disse...

Através da Sociologia pode-se buscar diferentes formas de alcançar o conhecimento, este não apenas ligado à tradições e à autoridade, mas à própria sociedade. Desta forma, podendo buscar na natureza do indivíduo, métodos, técnicas que busquem a liberdade do homem e, com isso, a igualdade social.
A partir daí, o profissional da educação deve interagir junto a seu aluno, para que ambos busquem formas diferenciadas, personalizadas para que este ser se desenvolva.
A sociologia não deve ser vista apenas como reflexiva sobre assuntos sociais, ela deve interferir nas questões sociais, a fim de impulsionar mudanças na sociedade, fazendo com que esta derrube determinados valores (especialmente e principalmente capitalistas) e construa outros que se liguem de fato a sociedade, independente de fatores econômicos, capitalistas.

MAYARA MERLIM.
TURMA 04.
SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO.

Anônimo disse...

Leonardo Monteiro Ferreira
Turma 12
Questão 1

A Sociologia nos dias de hoje representa uma das especialidades acadêmicas mais intimamente ligada as demandas advindas da modernidade, posto que seu estudo prima exatamente pela identificação e posterior análise dos diferentes estamentos da sociedade.
Cada dia mais, podemos sentir a pluralidade de esteriótipos sociais a nossa volta. Mediante a esses questionamentos, a sociologia tem sido muito útil para a compreensão dos caminhos que a humanidade tem tomado em suas diferentes modalidades de adaptação ás condições impostas e atribuidas pela vida em conjunto.

Anônimo disse...

Carlos Eduardo de Araujo T9
Sociologia da Educação


A Sociologia desde que foi criada e vista como ciência possibilita-nos aplicações práticas no campo da educação municiando o educador de ferramentas para tal. Uma pergunta possível é se ela, a Sociologia, irá acompanhar as rápidas mudanças que experimentamos todos os dias, especialmente as ocorridas devido à tecnologia. Agora quanto aos atores sociais podemos apontar não somente os próprios educadores, mas também os educandos.

Agbale disse...

Agbale Fernandes - Turma 3

Questão 1: Qual o papel da Sociologia nos dias de hoje?

A sociologia tem um papel de investigar a sociedade e tentar explicar as mudanças ocorridas. Ela nos permitirá ter um olhar crítico sobre o que nos rodeia. Na sala de aula, a sociologia pode nos ajudar a entender como se dá a hierarquia escolar, que muitos autores vem tentando quebrar com o passar dos tempos. É importante saber e compreender as expectativas dos professores, alunos e da sociedade em si, quanto a essa isntituição educacional.

Iara disse...

Iara Rodrigues - Turma 3

QUESTÃO 2: Em que ela pode ser útil ao educador em sala de aula?

A sociologia tem como carater de investigar e levar a reflexão aos que pretendem entender a sociedade em que vivem. Dessa maneira, os professores podem buscar nela um maior apoio para compreender os seus alunos e o sistema de ensino, em que estão envolvidos. Na sala de aula, há uma diversidade de classes, etnias e ideologias, assim, cabe ao educador entender os conflitos que existem nesse meio e chegar a solucionar ou a indicar um caminho para estes problemas.

Anônimo disse...

A Sociologia tem como ponto principal à reflexão do é a sociedade em que vivemos e do modo como podemos mudar, questionar, criticar o que nos é imposto.
Ela auxilia o professor em sala de aula a refletir e a trazer para seus alunos a reflexão do que é o sistema e as significações das situações que vivenciamos dentro e fora da sala de aula.

Carolina Sales - turma 03

alessandra dias da silva disse...

Alessandra Dias da Silva
mat:200510248411

questão:2

Penso que a sociologia é para o educador uma ferramenta muito eficaz, que o permite através da ampliação de seu campo de visão e análise, na avaliação das questões que emergem no cotidiano educacional assim como a maneira com que os alunos lidam com determinadas temáticas e até mesmo a forma com se relacionam, levando em consideração a bagagem sociocultural de cada indivíduo, suas particularidades e atravessamentos. Deste modo o educador poderá mais facilmente compreender estas diferenças e traçar estratégias tanto para melhor interação daquela turma, quanto para a prevenção e/ou resolução de possíveis entraves.

Anônimo disse...

Questão 2

A sociologia se faz util ao educadr em sala de aula, por possuir vários meios teóricos para o educador lidar com vários tipos de situações adversas em sala. Também ajuda na reflexão pra que o educador perceba os vários ambientes existentes em sala de aula, como classe social, etnia, religião e identidade cultural de seus diferentes alunos.

Hugo de Oliveira
Turma 3

Anônimo disse...

Questão 1

A sociologiatem o papel de trabalhar a reflexão, de análise das estruturas políticas que dominam a sociedade. Seu método teórico de investigação tenta buscar explicações para contextos socias existentes, e estudar o convivio entre as pessoas na sociedade.

Hugo de Oliveira
Turma 3

Isabella Gonçalves disse...

Isabella (turma 12)

Questão 1 - Dentre todas as funções que poderiam ser descritas, o papel da sociologia seria hoje o de ''agente modificador'',no qual o indivíduo faria uma análise reflexiva sobre os parâmetros da sociedade em que está incluso.Utilizando-se de um pensamento crítico para rever as próprias questões impostas ao seu cotidiano de uma forma em que seu raciocínio não fosse direcionado ao senso-comum, avaliando por exemplo toda e qualquer informação que é vinculada nos meios de comunicação em massa de maneira reflexiva.

Questão 2 - Ao educador ela pode ser útil na construção do pensamento crítico que deve ser apresentado ao aluno,como forma de ensiná-lo por exemplo que na sociedade onde ele está inserido há pessoas com diferentes estilos, maneiras diferentes de pensar e agir, o aluno vai reconhecer o seu meio e papel social e irá aprender a respeitar e conviver com as diversidades.

Questão 3 - Sendo a evasão escolar um acontecimento que reproduz a alienação na sociedade. Como as Ciências Sociais explicariam essa realidade nos dias atuais? E qual seria a melhor solução para solucionar esse problema?

Questão 4 - Todos que dentro de sua profissão estão dispostos a promover debates visando encontrar soluções que possam ser colocadas realmente em prática, dentre eles professores, alunos, sindicalistas ou pessoas de qualquer outra área que buscam conscientização como forma de mudança.

Vanessa de Brito Nunes disse...

Questão 1

Desde o seu surgimemento, no século XIX, a sociologia mantem o seu papel de explicar as mudanças e os fenômenos socias produzidos de acordo com o momento histórico em que uma sociedade está inserida, analisando os homens em suas relações de interdependência. Dessa forma a Sociologia constitui para as pessoas um excelente instrumento de compreensão das situações com que se defrontam na vida quotidiana

Anônimo disse...

Geane Cristina 200720356511
Questão 01
O papel da sociologia hoje é de Estudar, compreender, analisar, investigar, questionar e transformar as situações sociais econômicas culturais e políticas da sociedade, ela principalmente nos torna mais críticos em relação a sociedade que nos cerca e não meros coadjuvantes na minha visão mais otimista.


2) Em que ela pode ser útil ao educador em sala de aula?
O professor pode utilizar a sociologia de várias formas em sala de aula, uma delas seria como forma de analisar os alunos, compreendendo os diversos grupos sociais, os fatores que os cercam, utilizando deste conhecimento a seu favor, facilitando a interação aluno e professor.

Anônimo disse...

Elayne Dultra - Turma: 9

1 – Qual o papel da Sociologia nos dias de hoje?
Nos dias de hoje, o papel da Sociologia é o de formar indivíduos formadores de opinião, que estejam aptos a questionar, analisar e até mesmo criticar diferentes situações econômicas culturais e políticas referentes a sociedade em que compartilham.
A meu ver, hoje, a Sociologia passa a assumir o papel de uma das especialidades onde as constantes modificações e modernizações estão entrelaçadas, nos permitindo enxergar um mundo menos superficial e muito mais focado e amplo, fazendo com que nós, indivíduos tenhamos um papel atuante na sociedade em que vivemos.

2) Em que ela pode ser útil ao educador em sala de aula?
Em sala de aula, o educador pode utilizar os conhecimentos adquiridos junto a Sociologia como um trunfo na hora de ensinar. Com a Sociologia, O educador e a Sociologia devem andar de mãos dadas, para que o mesmo possa se aproximar de seu aluno, fazendo com que eles possam conhecer e compreender os diversos grupos sociais e fatores que os cercam.
Se for levado em consideração que o aluno não é “uma folha de papel em branco”, poderá aproveitar para mostrar as diferentes formas de pensar, agir e administrar as diversas situações inseridas na sociedade, que brevemente fará com que os mesmos expressem suas opiniões e pontos de vistas, respeitando sempre o diferente e as diferenças.

3 - Qual a melhor forma de um indivíduo se encaixar na atual sociedade, que muda constantemente?
Como nos comportarmos em uma sociedade que muitas vezes se apresenta de uma forma tão contraditória, fazendo com que muitas vezes nós tenhamos que pensar no “todo” e outras vezes nos faz tão individualistas?

4 - Que atores sociais podem ser pensados hoje como empreendedores potenciais da mudança?
Os atores que estejam dispostos a fazer a diferença através de seus conhecimentos.