quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO - TURMAS 3 E 4 DE PEDAGOGIA - TRABALHO SOBRE O FILME CAMA DE GATO


****************
ATIVIDADE PARA SER ENTREGUE IMPRESSA EM JANEIRO. GRUPO DE 4 A CINCO INTEGRANTES.

****************



A partir do filme “Cama de Gato”, discorra sobre as questões que seguem.

1) O filme nos apresenta alguns personagens agindo em seu espaço social, mostrando situações do seu dia-a-dia, indicando que, em cada cenário, há uma perspectiva diferenciada de leitura para cada grupo de personagens. Utilizando os conceitos de “lugar social”, “estratificação social” e “situação social” discorra sobre a localização das personagens: garota estuprada, pedintes, frentista, homem do lixão, prostitutas, porteiro, além dos três rapazes que protagonizam a história.

************************


2) A ação dramática de “Cama de Gato” conta com os conflitos advindos de diversas formas de controle social. A partir desse conceito descreva os mecanismos de controle verificados nas seguintes relações: mãe x Cristiano, Masculino x Feminino, amigos x Cristiano, personagens x sua própria consciência.
*****************************

3) No transcorrer das cenas verificamos que cada personagem internalizou seus papéis sociais e acreditou neles, de forma que toda ação seria justificada por essa “determinação social” – “somos ricos demais para sermos pobres e pobres demais para sermos ricos”. Para cada ação desenvolvida os personagens buscaram explicações na sociedade que os cercam. Discorra sobre a construção desses papéis sociais a partir das informações oferecidas pelos três protagonistas da história.
********************************

4) Em diversas cenas os grupos de referência das personagens foram mostrados em ação. Analise a atuação de cada um deles no trajeto das personagens (trote, festa, drogas, Internet).
***********************

Nenhum comentário: