quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

ELETIVA EDUCAÇÃO E TRANSFORMAÇÕES NO MUNDO DO TRABALHO - Temas transversais vinculados ao cotidiano


O desenvolvimento econômico e social do País exige o cenário de uma escola, democrática, criativa, inclusiva, plural, participativa, agente do desenvolvimento sustentável, capaz de garantir a igualdade de oportunidades para todos.


Com a LDBEN 9394/96 e mesmo com os Parâmetros Curriculares Nacionais constatamos que o objetivo principal da educação é a cidadania. E não vamos atingir essa tão almejada cidadania neste país se as escolas continuarem a trabalhar os conteúdos tradicionais como o fim da educação. É preciso uma mudança de paradigma para entender que a educação tem a finalidade de promover a formação do cidadão.


Os conteúdos tradicionais continuam sendo os referenciais do sistema educacional. O objetivo da escola continua sendo trabalhar os conteúdos tradicionais (Matemática, História,Química, Física, Biologia, Línguas, etc.) e transversalmente, perpassando estes conteúdos, os temas mais vinculados ao cotidiano, que são: ética, meio ambiente, orientação sexual, pluralidade cultural, trabalho e consumo e saúde.


Através da tematização da Ética deverão ser abordados temas da atualidade que possam ser estudados e analisados tendo como referencia o contexto da Proposta Pedagógica da Escola. Essa abordagem conduz a escola a estimular a autonomia na composição de valores dos educandos, auxiliando-os a se situarem nas interações sociais dentro da escola e da comunidade como um todo, abrangendo os principais grupos temáticos: respeito mútuo, justiça, diálogo e solidariedade.


Quanto ao tema transversal Meio Ambiente, devemos lembrar que não se reduz apenas ao ambiente físico e biológico, mas abrange também as relações sociais, econômicas e culturais. Através dessa visão devemos propiciar momentos de reflexões que induzam os alunos ao enriquecimento cultural, à qualidade de vida e à preocupação com o equilíbrio ambiental.


Quanto ao tema Orientação sexual devemos lembrar que são questões a serem abordadas em sala de aula, apesar de abranger assuntos de foro íntimo. As abordagens estarão vinculadas a métodos contraceptivos, doenças sexualmente transmissíveis, a descoberta do próprio corpo e da sexualidade, que poderão ser aprofundadas, a partir de evidências objetivas. Pelo motivo da sociedade brasileira ser formada por diversas etnias, a abordagem da Pluralidade Cultural tem como missão respeitar os diferentes grupos e culturas que compõem o contexto étnico brasileiro, estimulando a convivência dos diversos grupos e fazendo dessa particularidade um fator de enriquecimento cultural.


O tema transversal Trabalho/Consumo torna-se adequado para preparar os jovens para a sua inclusão no mundo do trabalho, e é apropriado para discutir assuntos como consumo, direitos, desemprego, etc.


A abordagem do tema Saúde, compreende as noções básicas de higiene e saúde, responsabilizando cada indivíduo pelo seu próprio bem-estar. Esse tema possui uma abordagem utilitária de assuntos como, Aids, uso de drogas e gravidez na adolescência, dentre outros.


Enfatizo que, os Temas Transversais são mais uma forma de incluir as questões sociais no currículo escolar, que se enriquece através da flexibilidade, uma vez que os temas podem ser contextualizados e trabalhados de acordo com as diferenças locais e regionais. Eles foram escolhidos por um critério de necessidades comuns em todo o território nacional (abrangência nacional) e por um discernimento de urgência social. Os temas transversais devem ser trabalhados de maneira interdisciplinar, para que seja possível transformar e aceitar uma visão diferenciada de mundo, de conhecimento e de ensino e aprendizagem. A interdisciplinaridade e a transversalidade se completam, na realidade escolar, com o “olhar” de abordar o conhecimento, como algo ativo, inacabado, passível de transformação e de ser vinculado às questões sociais.


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Ref: BARBOSA. Laura Monte Serrat. Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) — Temas Transversais


Por Amélia HamzeColunista Brasil Escola
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PROPONHA UM PROJETO PEDAGÓGICO A SER EXECUTADO EM UMA TURMA DO 8º ANO DE UMA ESCOLA PÚBLICA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO. O SEU PROJETO DEVERÁ SER DESENVOLVIDO TENDO COMO PANO DE FUNDO UM DOS TEMAS TRANSVERSAIS (DEFINIDOS POR SORTEIO EM SALA DE AULA). NA ELABORAÇÃO DOS SEUS PLANOS ESTEJA ATENTO AOS ASSUNTOS MAIS PRESENTES NO COTIDIANO DO SEU PÚBLICO-ALVO: DENGUE, TRÁFICO, VIOLÊNCIA URBANA, CORRUPÇÃO NA POLÍTICA, DROGAS, EDUCAÇÃO NO TRÂNSITO, DOENÇAS SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS, GRAVIDEZ PRECOCE, VIOLÊNCIA DOMÉSTICA, VIOLÊNCIA NA ESCOLA, DESINTERESSE PELOS ESTUDOS, MERCADO DE TRABALHO, CORPO E PADRÕES ESTÉTICOS, DENTRE OUTROS. CONSIDERANDO QUE ESTE PROJETO SERÁ DESENVOLVIDO EM GRUPO, PENSE NA INTERDISCIPLINARIDADE COMO MEIO DE UMA ATUAÇÃO GLOBAL, TROCANDO INFORMAÇÕES E ESTABELECENDO ESTRATÉGIAS DE CONTATO ENTRE A SUA DISCIPLINA DE FORMAÇÃO E A DE SEUS COLEGAS.

O TRABALHO DEVERÁ SER APRESENTADO DA SEGUINTE FORMA:

1) LOCALIZAÇÃO DO TEMA – BREVE SÍNTESE DO TEMA TRANSVERSAL DO SEU GRUPO E A LIGAÇÃO DO (S) ITEM (NS) SELECIONADO (S) PARA EXECUÇÃO. POR EXEMPLO: SE O SEU TEMA FOR SAÚDE E VOCÊ OPTAR POR TRABALHAR COM OS SUB-TEMAS DENGUE, CORPO E GRAVIDEZ PRECOCE, EXPLIQUE A FORMA COMO PRETENDE RELACIONAR OS ASSUNTOS NA SALA DE AULA, CRIANDO UM PEQUENO HISTÓRICO TEÓRICO.

2) METODOLOGIA – DEFINA QUANTAS AULAS SERÃO NECESSÁRIAS PARA APLICAR O PROJETO, O MATERIAL A SER UTILIZADO E AS ATIVIDADES PRÁTICAS PENSADAS.

3) AVALIAÇÃO – EXPONHA A QUE RESULTADOS PRETENDE CHEGAR. O QUE O SEU ALUNO DEVERÁ SABER AO FIM DO PROJETO? COMO VOCÊ PRETENDE MENSURAR SUA APRENDIZAGEM?


OS PROJETOS DEVERÃO SER POSTADOS AQUI MESMO NO BLOG. NA MEDIDA EM QUE ESTES FOREM CHEGANDO SERÃO PUBLICADOS EM POSTS SEPARADOS QUE PODERÃO SER COMENTADOS PELOS DEMAIS.

MÃOS A OBRA E BOA PESQUISA! PRODUZAM CONHECIMENTO E COMPARTILHEM COM TODOS!

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