domingo, 4 de janeiro de 2009

EDU E TRANSFORMAÇÕES - MEIO AMBIENTE


TEMA: MEIO AMBIENTE

Apresentação


A situação do meio ambiente no Globo nos desafia a preservar os recursos naturais e, ao mesmo tempo, possibilitar um desenvolvimento social justo, permitindo que as sociedades atinjam uma melhor qualidade de vida em todos os aspectos. A necessidade de consolidar novos modelos de desenvolvimento sustentável no país exige a construção de alternativas de utilização dos recursos, orientada por uma racionalidade ambiental e uma ética da solidariedade.

Deve-se também reconhecer que vivemos numa sociedade na qual é fundamental partir de uma boa formação e de um sólido conhecimento dos complexos problemas e potencialidades ambientais. Nossa sociedade se conscientizado de que o modelo vigente de crescimento afeta nosso planeta muito mais do que o desejado. Tem-se observado que a destruição da natureza, base da vida, através da contaminação e degradação dos ecossistemas crescem em um ritmo acelerado, motivo pelo qual torna-se necessário reduzir o impacto ambiental para a obtenção de um desenvolvimento ecologicamente equilibrado a curto prazo para todo o planeta.

Apesar de existirem grandes projetos em níveis mundiais – O protocolo de Kyoto, no qual as grandes potências mundiais se comprometeram em reduzir a emissão de gás carbônico, por exemplo – é necessária a intensificação da educação ambiental em nível regional. Pois além de ser mais viável – menores custos – o trabalho é focalizado no aspecto que mais afeta determinado local e, através da formação e a participação da sociedade local, resultados satisfatórios serão alcançados rapidamente.

Neste sentido, a realização da semana da preservação ambiental nas escolas é de grande importância, pois através deste projeto multidisciplinar, o aluno terá noções teórico-práticas da importância da preservação e das conseqüências que podem acarretar o descuido com o meio ambiente. Além disso, esses alunos poderão transmitir esse conteúdo para sua família e utilizar todos os métodos aprendidos na prática em sua residência ou bairro.

METODOLOGIA

1ª.aula – AULA TEÓRICA EXPOSITIVA (CIÊNCIAS/BIOLOGIA): (50’)

• Abordar o conceito de preservação ambiental e poluição do meio ambiente.
• Apresentar materiais e tempo de degradação quando deixados na natureza.
• Tarefa de casa: Apresentar uma problemática ambiental no bairro/ comunidade que reside e uma sugestão para melhora.

2ª.aula – AULA DEBATE (CIÊNCIAS/BIOLOGIA e OUTRAS): (50’)

• Ouvir sugestões propostas pelas aulas (tarefa de casa da 1ª.aula).

3ª.aula – AULA DEBATE (CIÊNCIAS/BIOLOGIA / INGLÊS e GEOGRAFIA): (100’)

• Apresentação do filme intitulado “A história das coisas” (legendado). (30’)

http://br.youtube.com/watch?v=HqjqMgPIVX4
http://br.youtube.com/watch?v=Za1OtfCAZII&feature=related
http://br.youtube.com/watch?v=8xZdL0qi8b4&feature=related

• Discussão sobre o(s) assunto(s) abordado(s) no filme.
•Apresentação de palavras em inglês relacionadas ao meio-ambiente.
• Discussão de quais atividades de produção (Industrial, Agrícola e/ou outras) poluem o meio-ambiente. Exemplificar e demonstrar como o Desenvolvimento Sustentável poderia ser aplicado na preservação e na exploração econômica de um dado local.

4ª.aula – AULA PRÁTICA – APLICAÇÃO DOS CONCEITOS(EDUCAÇÃO FÍSICA e OUTRAS):(100’)

• Ida a campo: atividades como limpeza de praias, parques, etc.
• Caminhadas ao ar livre, com a discussão dos conceitos desenvolvidos em sala de aula.
• Ida às comunidades dos alunos e conscientização da comunidade local.

Sugestões de novas abordagens:

1. Matemática – Discussão de percentuais (desmatamento, comparar com os últimos anos, diferenciar por localidade). Avaliar a progressão de crescimento da poluição (em escalas) – camada de ozônio, redução do território terrestre, etc.
2. Química – Discussão à respeito do material que é feito o lixo e a velocidade de sua decomposição no meio ambiente. Principais soluções para redução de resíduos ambientais.
3. Português – Apresentar conceitos relativos ao uso correto da língua portuguesa: meio ambiente ou meio-ambiente; teremoto ou terremoto; soterradas ou soteradas, geleiras ou geleras, etc. Além da forma escrita de textos em jornais e revistas de grande circulação.

APRESENTAÇÃO FINAL: Apresentação de uma pequena peça teatral (esquete = 10’) cujo tema seja a importância da preservação ambiental.

Grupo:

Adriano Andrade
Jefferson Rodrigues
Kleyton Magno
Luciano Cabral
Robson de Castro

AVALIAÇÃO DO PROFESSOR

Embora o grupo não tenha especificado a avaliação em um tópico destacado, como sugeri no trabalho, percebe-se que ela está disposta no decorrer das diferentes fases da metodologia. O conjunto do plano de aula atende perfeitamente os objetivos eleitos e permite amplos movimentos de interconexões entre as disciplinas. Para a próxima etapa sugiro aos demais colegas de curso que reflitam sobre as indicações do grupo, cuidando de pensar tais questões em seu campo de atuação. Parabéns ao grupo!

Nenhum comentário: