
TEMA: ÉTICA
APRESENTAÇÃO
Nosso Plano de Aula se baseia na seguinte reportagem: Igrejas emergentes se baseiam em SP e atraem jovens com cultos alternativos.
O tema ética se refere ao homem que vive e atua na sociedade em busca de suas realidades, que através do auto-respeito e da reflexão sobre os princípios éticos que permeiam a sociedade, poderá conseqüentemente manter com outras pessoas uma relação de justiça, diálogo e solidariedade e respeito mútuo.
A reportagem publicada sobre as igrejas emergentes se relaciona com o tema ética, pois através da inclusão de pessoas tidas socialmente como diferentes dos padrões estabelecidos, busca a aceitação dessas diferenças e impõem respeito pelas opções e adversidades existentes.
Objetivos:
APRESENTAÇÃO
Nosso Plano de Aula se baseia na seguinte reportagem: Igrejas emergentes se baseiam em SP e atraem jovens com cultos alternativos.
O tema ética se refere ao homem que vive e atua na sociedade em busca de suas realidades, que através do auto-respeito e da reflexão sobre os princípios éticos que permeiam a sociedade, poderá conseqüentemente manter com outras pessoas uma relação de justiça, diálogo e solidariedade e respeito mútuo.
A reportagem publicada sobre as igrejas emergentes se relaciona com o tema ética, pois através da inclusão de pessoas tidas socialmente como diferentes dos padrões estabelecidos, busca a aceitação dessas diferenças e impõem respeito pelas opções e adversidades existentes.
Objetivos:
Mostrar os diferentes tipos de religiões;
Levar os alunos a conhecer os diversos tipos de religiões existentes entre eles;
Propiciar a familiarização e o entendimento dasØ diferenças existentes entre eles;
Desconstruir preconceitos;
Mostrar que na vida, às vezes, a ajuda vem de onde não esperamos.
METODOLOGIA
Pedir a turma para pesquisar sobre diversas religiões desconhecidas e levar objetos sobre elas;
Dividir a turma em grupo e em religiões pesquisadas;
Fazer uma pequena introdução sobre o tema, apresentando a reportagem aos alunos;
Levar os alunos a se interrogarem uns com os outros perguntando e questionando entre si;
A partir do questionamento e de cada grupo, propor um debate de forma que cada grupo venha expor suas idéias e concepções ao outro grupo.
O professor ajudará os alunos a refletirem e a questionar sobre suas idéias, mostrando as adversidades existentes de forma que eles se coloquem sempre no lugar um do outro, afim de desconstruir preconceitos.
Pedir a turma para pesquisar sobre diversas religiões desconhecidas e levar objetos sobre elas;
Dividir a turma em grupo e em religiões pesquisadas;
Fazer uma pequena introdução sobre o tema, apresentando a reportagem aos alunos;
Levar os alunos a se interrogarem uns com os outros perguntando e questionando entre si;
A partir do questionamento e de cada grupo, propor um debate de forma que cada grupo venha expor suas idéias e concepções ao outro grupo.
O professor ajudará os alunos a refletirem e a questionar sobre suas idéias, mostrando as adversidades existentes de forma que eles se coloquem sempre no lugar um do outro, afim de desconstruir preconceitos.
AVALIAÇÃO
A avaliação será feita através da observação do debate entre os alunos;
Após o debate o professor observará suas concepções de respeito ao próximo e de diferenças existentes;
O professor passará uma atividade individual onde haverá uma situação de preconceito e pedirá que cada um escreva sobre tal situação expondo suas idéias e criando uma possível resolução.
Apresentação de trabalho em grupo.
Grupo:
Agbale Fernandes
Agbale Fernandes
Aline Lacé
Daniela Ferreira
Iara Rodrigues
Liliane Maranhão.
Alda
Alda
Adriana Norbert
Francisco Leôncio
AVALIAÇÃO DO PROFESSOR
A desconstrução de uma forma de preconceito, por meio de sua problematização, não se dará de um dia para o outro. Por isso, devemos atentar neste plano para as dificuldades de se abordar práticas culturais tão cristalizadas entre nós. A metodologia sugerida pelo grupo apresenta pontos muito positivos, sobretudo por estimular a participação dos alunos através da pesquisa. Contudo, é preciso pensar em caminhos metodológicos complementares, que permitam maior interação entre os alunos. Apenas o levantamento das religiões existentes pode não despertar a curiosidade sobre o tema. É necessário atrair a atenção do aluno, fazendo-o perceber que, ao estudar o outro, estará estudando a si mesmo.
TEMA: MEIO AMBIENTE
APRESENTAÇÃO
Eixo Temático: Choque de Ordem.
Objetivos:
• Conhecer e compreender algumas das conseqüências das transformações da natureza causadas pelas ações humanas.
•Expor o tema choque de ordem para proporcionar ao aluno entendimento, fazendo com que o mesmo entre em contato com assuntos da atualidade, correlacionando com o meio ambiente.
•Com a formação de grupos os alunos poderão expor suas vivências e mostrar seus conhecimentos em relação ao tema.
METODOLOGIA
• Conceituar o que é choque de ordem de forma simplificada.
• Ilustrar por meio de vídeo, curta metragem – Ilha das Flores com duração de 12 min.
• A turma será dividida em 5 grupos com os seguintes temas:
Transportes alternativos e irregulares
Atividades econômicas sem autorização (camelôs)
Invasão do espaço público e áreas de proteção ambientais
Moradores de rua
Construções irregulares
Os alunos irão relatar por escrito o tema determinado.
Duração da aula: 50 min.
AVALIAÇÃO
As participações individuais, a abordagem do grupo em relação ao tema escolhido e a apresentação escrita.
Grupo:
Adriana
Alan
Ana
Antonio
Bernardo
Daisy
Elaine
Fábio
Rejane
AVALIAÇÃO DO PROFESSOR
De maneira sintética, mas muito eficiente, o grupo apresentou um excelente plano de aula.
TEMA: ORIENTAÇÃO SEXUAL
APRESENTAÇÃO
PREVENÇÃO ÀS DOENÇAS SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS/ AIDS
Assunto: Doenças sexualmente transmissíveis e os cuidados com a saúde, incluindo informações sobre DST’S evidenciando a AIDS, esclarecendo sobre os fatos e os preconceitos a ela associados, conforme os Parâmetros Curriculares Nacionais: Pluralidade cultural e educação sexual: temas transversais pg.146-147.
Objetivos:
Francisco Leôncio
AVALIAÇÃO DO PROFESSOR
A desconstrução de uma forma de preconceito, por meio de sua problematização, não se dará de um dia para o outro. Por isso, devemos atentar neste plano para as dificuldades de se abordar práticas culturais tão cristalizadas entre nós. A metodologia sugerida pelo grupo apresenta pontos muito positivos, sobretudo por estimular a participação dos alunos através da pesquisa. Contudo, é preciso pensar em caminhos metodológicos complementares, que permitam maior interação entre os alunos. Apenas o levantamento das religiões existentes pode não despertar a curiosidade sobre o tema. É necessário atrair a atenção do aluno, fazendo-o perceber que, ao estudar o outro, estará estudando a si mesmo.
TEMA: MEIO AMBIENTE
APRESENTAÇÃO
Eixo Temático: Choque de Ordem.
Objetivos:
• Conhecer e compreender algumas das conseqüências das transformações da natureza causadas pelas ações humanas.
•Expor o tema choque de ordem para proporcionar ao aluno entendimento, fazendo com que o mesmo entre em contato com assuntos da atualidade, correlacionando com o meio ambiente.
•Com a formação de grupos os alunos poderão expor suas vivências e mostrar seus conhecimentos em relação ao tema.
METODOLOGIA
• Conceituar o que é choque de ordem de forma simplificada.
• Ilustrar por meio de vídeo, curta metragem – Ilha das Flores com duração de 12 min.
• A turma será dividida em 5 grupos com os seguintes temas:
Transportes alternativos e irregulares
Atividades econômicas sem autorização (camelôs)
Invasão do espaço público e áreas de proteção ambientais
Moradores de rua
Construções irregulares
Os alunos irão relatar por escrito o tema determinado.
Duração da aula: 50 min.
AVALIAÇÃO
As participações individuais, a abordagem do grupo em relação ao tema escolhido e a apresentação escrita.
Grupo:
Adriana
Alan
Ana
Antonio
Bernardo
Daisy
Elaine
Fábio
Rejane
AVALIAÇÃO DO PROFESSOR
De maneira sintética, mas muito eficiente, o grupo apresentou um excelente plano de aula.
TEMA: ORIENTAÇÃO SEXUAL
APRESENTAÇÃO
PREVENÇÃO ÀS DOENÇAS SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS/ AIDS
Assunto: Doenças sexualmente transmissíveis e os cuidados com a saúde, incluindo informações sobre DST’S evidenciando a AIDS, esclarecendo sobre os fatos e os preconceitos a ela associados, conforme os Parâmetros Curriculares Nacionais: Pluralidade cultural e educação sexual: temas transversais pg.146-147.
Objetivos:
Conscientizar sobre a saúde e os cuidados com o próprio corpo e do próximo (parceiros/ filhos). Mostrar que não existe grupo de risco, mas sim, comportamento de risco.
METODOLOGIA
Pedir para as crianças fazerem um desenho de uma pessoa soro positiva e de uma pessoa saudável ( assim podemos ver a visão que elas tem sobre essas pessoas).
Apresentação de reportagem trazida pelas crianças.
Debater sobre o tema.
Apresentação do filme JUNO (sexo na adolescência)
5. Trazer um profissional da saúde para falar sobre tema.
6. Trabalho em grupo para aprofundamento e fixação do conteúdo.
7. Caixinha da pergunta; elaboração de perguntas que serão postas pelos alunos secretamente numa caixinha que passará por todos os alunos que será aberta ao final para esclarecimentos sem maiores constrangimentos e inibições.
AVALIAÇÃO
Alunos divididos em grupos farão apresentação dos e pelos seguintes conteúdos:
1. Métodos contraceptivos
2. Doenças sexualmente transmissíveis
3. Mitos e crenças em relação a prevenção e transmissão de DST’S
Grupo:
Aline Rodrigues
Pedir para as crianças fazerem um desenho de uma pessoa soro positiva e de uma pessoa saudável ( assim podemos ver a visão que elas tem sobre essas pessoas).
Apresentação de reportagem trazida pelas crianças.
Debater sobre o tema.
Apresentação do filme JUNO (sexo na adolescência)
5. Trazer um profissional da saúde para falar sobre tema.
6. Trabalho em grupo para aprofundamento e fixação do conteúdo.
7. Caixinha da pergunta; elaboração de perguntas que serão postas pelos alunos secretamente numa caixinha que passará por todos os alunos que será aberta ao final para esclarecimentos sem maiores constrangimentos e inibições.
AVALIAÇÃO
Alunos divididos em grupos farão apresentação dos e pelos seguintes conteúdos:
1. Métodos contraceptivos
2. Doenças sexualmente transmissíveis
3. Mitos e crenças em relação a prevenção e transmissão de DST’S
Grupo:
Aline Rodrigues
Ariadne
Regina Duarte
Bianca Rocha
Bruna Martins
Carlos Alberto Fernandes
Carolina Sales
Gisele Ribeiro
Juliana dos Reis
Leandro de Jesus
AVALIAÇÃO DO PROFESSOR
Mais um plano sucinto, porém eficiente. Falta verificar na parte metodológica em que momento será pedido às crianças que tragam as reportagens e de que forma essa solicitação será efetivada.
TEMA: SAÚDE
APRESENTAÇÃO
O ensino de saúde tem sido um desafio para a educação, no que se refere à possibilidade de garantir uma aprendizagem efetiva e transformadora de atitudes e hábitos de vida. As experiências mostram que transmitir informações a respeito do funcionamento do corpo e descrição das características das doenças, bem como um elenco de hábitos de higiene, não é suficiente para que os alunos desenvolvam atitudes de vida saudável.
É preciso educar para a saúde levando em conta todos os aspectos envolvidos na formação de hábitos e atitudes que acontecem no dia-a-dia da escola. Por esta razão, a educação para a Saúde será tratada como tema transversal, permeando todas as áreas que compõem o currículo escolar.
A Saúde é um direito de todos. Por esse tema o aluno compreenderá que saúde é produzida nas relações com o meio físico e social, identificando fatores de risco aos indivíduos necessitando adotar hábitos de auto-cuidado.
Objetivos:
AVALIAÇÃO DO PROFESSOR
Mais um plano sucinto, porém eficiente. Falta verificar na parte metodológica em que momento será pedido às crianças que tragam as reportagens e de que forma essa solicitação será efetivada.
TEMA: SAÚDE
APRESENTAÇÃO
O ensino de saúde tem sido um desafio para a educação, no que se refere à possibilidade de garantir uma aprendizagem efetiva e transformadora de atitudes e hábitos de vida. As experiências mostram que transmitir informações a respeito do funcionamento do corpo e descrição das características das doenças, bem como um elenco de hábitos de higiene, não é suficiente para que os alunos desenvolvam atitudes de vida saudável.
É preciso educar para a saúde levando em conta todos os aspectos envolvidos na formação de hábitos e atitudes que acontecem no dia-a-dia da escola. Por esta razão, a educação para a Saúde será tratada como tema transversal, permeando todas as áreas que compõem o currículo escolar.
A Saúde é um direito de todos. Por esse tema o aluno compreenderá que saúde é produzida nas relações com o meio físico e social, identificando fatores de risco aos indivíduos necessitando adotar hábitos de auto-cuidado.
Objetivos:
• Promover um Debate à respeito do tema
• Iniciar uma conscientização sobre os problemas de violência que ocorrem nas comunidades carentes do Rio de Janeiro e alertar que em outras partes do mundo também existem os mesmos problemas, mas que acontecem de outras formas.
• Promover uma reflexão em relação após reflexos da guerra na vida e na saúde de quem a vivencia, relacionando com a situação do Rio de janeiro.
METODOLOGIA
• Dividir a turma em pequenos grupos.
• Distribuir de 3 a 5 fotos da situação das crianças e adolescentes no Oriente Médio.
• (Abrir 10 minutos para debate); Junto às fotografias, anexar algumas frases “chave” da reportagem, como: “ O trauma de sobreviver às situações limite impostas pela crueldade da guerra, podem ser irreparáveis”, “Vejo a paz cada vez mais longe”, “ Uma criança não deveria estar tão cedo, exposta à crueldade do mundo”, etc..
• Após a discussão, ampliar o debate com perguntas direcionadas:
a) O que acharam das fotos e das frases?
b) Onde essa situação acontece?
• Nesse momento, interromper o debate e apresentar um vídeo produzido pelo nosso grupo, mostrando situações de violência que ocorreram nas comunidades cariocas, com uma música de fundo, típica do Oriente Médio.( 4 a 5 minutos de duração).
• Questionar novamente, sobre o lugar da situação apresentada, e prosseguir com o debate e o restante das perguntas:
c) Vocês já presenciaram algum tipo de situação parecida?
d)Como isso afeta e quais os reflexos que esse tipo de situação trás para a vida de quem sofre com esse problema?
(Caso os alunos não mencionem o Rio de Janeiro, direcionar as perguntas para a questão do dia- à – dia das comunidades carentes)
• Iniciar uma conscientização sobre os problemas de violência que ocorrem nas comunidades carentes do Rio de Janeiro e alertar que em outras partes do mundo também existem os mesmos problemas, mas que acontecem de outras formas.
• Promover uma reflexão em relação após reflexos da guerra na vida e na saúde de quem a vivencia, relacionando com a situação do Rio de janeiro.
METODOLOGIA
• Dividir a turma em pequenos grupos.
• Distribuir de 3 a 5 fotos da situação das crianças e adolescentes no Oriente Médio.
• (Abrir 10 minutos para debate); Junto às fotografias, anexar algumas frases “chave” da reportagem, como: “ O trauma de sobreviver às situações limite impostas pela crueldade da guerra, podem ser irreparáveis”, “Vejo a paz cada vez mais longe”, “ Uma criança não deveria estar tão cedo, exposta à crueldade do mundo”, etc..
• Após a discussão, ampliar o debate com perguntas direcionadas:
a) O que acharam das fotos e das frases?
b) Onde essa situação acontece?
• Nesse momento, interromper o debate e apresentar um vídeo produzido pelo nosso grupo, mostrando situações de violência que ocorreram nas comunidades cariocas, com uma música de fundo, típica do Oriente Médio.( 4 a 5 minutos de duração).
• Questionar novamente, sobre o lugar da situação apresentada, e prosseguir com o debate e o restante das perguntas:
c) Vocês já presenciaram algum tipo de situação parecida?
d)Como isso afeta e quais os reflexos que esse tipo de situação trás para a vida de quem sofre com esse problema?
(Caso os alunos não mencionem o Rio de Janeiro, direcionar as perguntas para a questão do dia- à – dia das comunidades carentes)
AVALIAÇÃO
• Trabalho em grupo:• Os alunos deverão traçar um paralelo entre a situação do Oriente Médio e os conflitos existentes no nosso estado.• Relacionar quais são os reflexos, as seqüelas, que essas guerras deixam nas pessoas que as vivenciam. (Na escola, no cotidiano, na vida pessoal, etc...)
• O trabalho poderá ser apresentado em forma de cartaz, slides, teatro, entrevista, letra de música, poesia...Escolha livre.
• Trabalho em grupo:• Os alunos deverão traçar um paralelo entre a situação do Oriente Médio e os conflitos existentes no nosso estado.• Relacionar quais são os reflexos, as seqüelas, que essas guerras deixam nas pessoas que as vivenciam. (Na escola, no cotidiano, na vida pessoal, etc...)
• O trabalho poderá ser apresentado em forma de cartaz, slides, teatro, entrevista, letra de música, poesia...Escolha livre.
Grupo:
Isabel Verçosa
Karine Vianna
Cristiane Brum
Danielle Saavedra
Daniel Veloso
Daniel Kistler
Gabriela
AVALIAÇÃO DO PROFESSOR
O grupo propõe uma abordagem interessante e eficiente. Faz-se necessário, porém, atentar para a conclusão do trabalho: de que forma o professor irá relacionar os traumas advindos da guerra com a saúde emocional dos alunos? Será importante definir a forma como o educador irá mediar essa discussão.
AVALIAÇÃO DO PROFESSOR
O grupo propõe uma abordagem interessante e eficiente. Faz-se necessário, porém, atentar para a conclusão do trabalho: de que forma o professor irá relacionar os traumas advindos da guerra com a saúde emocional dos alunos? Será importante definir a forma como o educador irá mediar essa discussão.
TEMA: PLURALIDADE CULTURAL
APRESENTAÇÃO
Tipo de escola: PúblicaLocalização: Bairro da Zona norteTipo de ensino: Fundamental(8º ano)Idades dos alunos: 13 a 14 anosNº de alunos na turma: 40 alunos
1)Tema – Pluralidade Cultural e Drogas
APRESENTAÇÃO
Tipo de escola: PúblicaLocalização: Bairro da Zona norteTipo de ensino: Fundamental(8º ano)Idades dos alunos: 13 a 14 anosNº de alunos na turma: 40 alunos
1)Tema – Pluralidade Cultural e Drogas
A Pluralidade Cultural tratará da diversidade do patrimônio Cultural brasileiro, reconhecendo a diversidade como um direito dos povos e dos indivíduos, repudiando toda forma de discriminação por raça, crença, religiosa e sexo.
O que se almeja, portanto, ao tratar de Pluralidade Cultural, não é a divisão ou o esquadrinhamento da sociedade em grupos Culturais fechados, mas o enriquecimento propiciado a cada um e a todos pela pluralidade de formas de vida, pelo convívio e pelas opções pessoais, assim como o compromisso ético de contribuir com as transformações necessárias à construção de uma sociedade mais justa.Trabalharemos com a turma o tema Pluralidade Cultural, relacionando com a reportagem (crackolândia no Catete). Através dessa relação queremos que os alunos percebam as diferentes classes sociais, através das drogas. Que eles buscam dentre as classes, quais as formas de consumo e as diferentes drogas que são utilizadas por cada uma.
2)Objetivos
-Levantar discussões sobre os grupos sociais:
•Ressaltar a diversidade Cultural;
•Analisar os diversos ambientes em que a droga é consumida;
•Desmistificar os preconceitos em relação às drogas (locais de consumo e usuários).
METODOLOGIA
1º Momento:
Dividir a turma em 4 grupos sendo cada grupo responsável pela pesquisa sobre reportagens e fotos que remetam sobre cada classe social: alta, média, baixa e abaixo da linha da pobreza social.
2º Momento:
Propor um trabalho em que cada grupo, dentro da sua classe social (já dividida), pesquisem (em jornais) sobre as formas de consumo, tipos de drogas, como é feita sua comercialização e conseqüências do consumo. Os trabalhos serão expostos em cartazes. Mas dentro das condições dos alunos, poderão utilizar outros meios, usando suas criatividades (filmes, slides...)
Propor um trabalho em que cada grupo, dentro da sua classe social (já dividida), pesquisem (em jornais) sobre as formas de consumo, tipos de drogas, como é feita sua comercialização e conseqüências do consumo. Os trabalhos serão expostos em cartazes. Mas dentro das condições dos alunos, poderão utilizar outros meios, usando suas criatividades (filmes, slides...)
3° Momento:
O professor deve fazer uma conclusão com a turma da diversidade encontrada e suas peculiaridades, também esclarecendo os malefícios do consumo das drogas.
O professor deve fazer uma conclusão com a turma da diversidade encontrada e suas peculiaridades, também esclarecendo os malefícios do consumo das drogas.
AVALIAÇÃO
Avaliar a participação dos alunos pela apresentação dos cartazes e das opiniões de cada grupo, verificando como cada um define as classes sociais através da realidade da sua comunidade.
Grupo:
Adalciléia
Luiz
Aline Nazário
Ana Paula De Jesus Lima
Camila Ingrid da Paz
Carla Mª Komam de Figueiredo Freitas
Luciene Mª de Sá Nunes
Mariana Rocha
AVALIAÇÃO DO PROFESSOR
O trabalho foi desenvolvido com simplicidade, mas eficiência. É importante ressaltar que numa atividade como esta os julgamentos prévios devem ser evitados. Portanto, caberá ao professor ser o mediador de possíveis conflitos gerados a partir da discussão proposta.
AVALIAÇÃO DO PROFESSOR
O trabalho foi desenvolvido com simplicidade, mas eficiência. É importante ressaltar que numa atividade como esta os julgamentos prévios devem ser evitados. Portanto, caberá ao professor ser o mediador de possíveis conflitos gerados a partir da discussão proposta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário