domingo, 4 de janeiro de 2009

EDU E TRANSFORMAÇÕES - PLURALIDADE CULTURAL


TEMA: PLURALIDADE CULTURAL


Apresentação


Subtema: Violência Urbana

O objetivo a ser alcançado é a compreensão das diferenças, buscando a tolerância entre o grupo (turma), conscientizando os alunos acerca da pluralidade cultural (étnica, religiosa, etc), partindo de um problema evidenciado dentro do próprio ambiente escolar: o bullying.

Para Vygotsky, é fundamental que o aluno se insira num determinado ambiente sócio-cultural para que o indivíduo possa se constituir como pessoa. Indivíduo e sociedade interagem, o desenvolvimento de um indivíduo depende de sua interação com a cultura e a história da sociedade da qual faz parte. Assim, a aprendizagem consiste na interação com outros indivíduos.

Ao exercer a docência é necessário respeitar o conhecimento que o aluno traz para a escola, tendo em vista o fato de ele ser um sujeito social e histórico, e compreender que "formar é muito mais do que puramente treinar o educando no desempenho de destrezas" (FREIRE,1996, p. 15). Paulo Freire define essa postura como ética e defende a idéia de que o educador deve buscar essa ética, a qual chama de "ética universal do ser humano" (FREIRE, 1996, p. 16), fundamental para o trabalho docente.

Paulo Freire defendia que “Ninguém educa ninguém, ninguém educa a si mesmo, os homens se educam entre si, mediatizados pelo mundo” (FREIRE, 1987, p. 13). Deve haver uma troca entre professor e aluno, pois o ensinar não é pressuposto exclusivo do professor, assim como aprender não é pressuposto único do aluno: "Não há docência sem discência, as duas se explicam, e seus sujeitos, apesar das diferenças que os conotam, não se reduzem à condição de objeto, um do outro. Quem ensina aprende ao ensinar, e quem aprende ensina ao aprender" (FREIRE, 1996, p. 25).

A pluralidade cultural deveria ser um tema constante nas salas de aula, considerando a diversidade sócio-cultural brasileira. Deve-se compreender a amplitude e a complexidade do tema pluralidade cultural, que não é restrito a questões de raça ou gênero, mas que abarca a todas as dimensões da vida humana, considerando os aspectos emocionais, cognitivos e culturais. De acordo com o Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil (1998):

''A pluralidade cultural, isto é, a diversidade de etnias, crenças, costumes, valores, etc , que caracterizam a população brasileira marca, também, as instituições de educação infantil.O trabalho com a diversidade e o convívio com a diferença possibilitam a ampliação de horizontes, tanto para o professor quanto para a criança. Isto porque permite a conscientização de que a realidade de cada um é apenas parte de um universo maior que oferece múltiplas escolhas.” (p. 77).

Dessa forma, serão propostas atividades que proporcionem a conscientização e a interação dos alunos, visando à conscientização de que toda a sociedade é plural e que se devem respeitar as diferenças de cada um. Será visada a troca de conhecimentos entre alunos e professores, buscando estimular a criticidade de ambos.

METODOLOGIA

Em Educação Física se delegará grupos heterogêneos, não permitindo que os times sejam formados pelos subgrupos pré-estabelecidos pelos alunos, de acordo com suas afinidades em sala de aula. Dessa forma, será estimulado o convívio destes diferentes subgrupos, propiciando uma maior tolerância e integração entre alunos que, em outras circunstâncias, não estariam convivendo. Tal processo deve ser repetido em várias aulas.

Em Português/Literatura a aplicação do conteúdo será feita através do trabalho com filmes, tanto de ficção quanto documentários, que tratem do trema proposto. Será exibido um filme sobre o tema bullying, cuja escolha será feita pelos alunos dentre as opções que o professor apresentará de filmes que têm o bulliyng como tema principal, e não apenas secundário. Após a exibição deste se comentará com os alunos acerca do que foi visto, pedindo que eles exemplifiquem também outros filmes que tratam de bullying. O professor deverá estar preparado para que os alunos não indiquem o nome de nenhum filme, possuindo assim uma lista própria de filmes (tanto mais densos quanto os considerados mais teens), buscando que ao dar o exemplo de nomes de alguns filmes os alunos expressem sua opinião sobre tais, caso os conheçam.

Após a exibição, o professor poderá dividir a turma em grupos (de cerca de quatro ou cinco integrantes) e pedir que cada grupo escolha um filme da lista citada, que será formada por filmes que o professor levou e também pelos que os alunos mencionaram, e que faça um trabalho sobre o filme. Este trabalho culminará numa redação sobre a forma como o tema está sendo trabalhado no filme, que possíveis críticas e sugestões fariam, estimulando assim uma visão crítica deles sobre a forma como os filmes estão trabalhando tal tema. Desta redação resultará a apresentação que o grupo fará à turma sobre o filme e o tema.

Exemplos de filmes que tratam o bullying como tema principal são Elephant, Bang Bang You’re Dead, Te Pego Lá Fora, Tiros em Columbine. Filmes em que se apresentam a temática do bullying, ainda que como tema secundário: Nunca Fui Beijada, Um Grande Garoto, Forrest Gump, Homem-Aranha, De Repente 30, Meninas Malvadas, Ponte Para a Terabítia, De Volta Para o Futuro, Clube dos Cinco, Everybody Hates Chris (este último uma série juvenil).

A proposta de se exibirem filmes visa à aproximação dos alunos com os personagens, gerando uma empatia maior entre os alunos e o tema abordado. Serão necessários quatro tempos de cinqüenta minutos para a aplicação destes conteúdos em Português/ Literatura, dois para a exibição do filme e comentários e mais dois para a exposição dos alunos sobre os filmes assistidos por cada grupo.

Em Filosofia será apresentado o conceito de bullying, com a leitura de textos que abordem o tema, prolongando a discussões iniciadas anteriormente. O professor de filosofia dará algumas sugestões de músicas que apresentem temas sobre o cotidiano ( violência urbana, desigualdade social etc...), com o objetivo de lançar um desafio ao aluno e criar a necessidade de saber, para que ele possa se questionar sobre estes temas, refletir e criar formas para solucionar estes. Após esta discussão inicial, o professor proporá que os alunos também tragam seus exemplos de músicas para serem discutidas. Tal proposta deve ser realizada no espaço de dois a quatro tempos de aula, caso necessário.

Sugestões de músicas: Meu guri (Chico Buarque de Holanda), A minha alma (O Rappa), Alagados (Os Paralamas do Sucesso).

AVALIAÇÃO

Será realizada através de um debate, onde os alunos simularão um tribunal. Deverá ser escolhido um filme pelos alunos, que serão divididos em dois grupos: defesa e acusação. Um grupo acusará o personagem do filme que praticava o bullying, representando os interesses daquele que o sofria; o outro defenderá o personagem que o praticava, buscando compreender os motivos que o levavam a isso. O objetivo com isso é que sejam considerados ambos os lados pelos alunos, mostrando que o respeito ao outro, ainda que seja difícil, principalmente quando se é vítima de bullying, deve ser buscado, pois caso contrário o que se terá será o estímulo a atitudes como vista em filmes como Tiros em Columbine, onde a vítima de bullying se torna agressor e o praticante do bullying a vítima. A nota servirá para todas as disciplinas que trabalharam o tema, neste caso Filosofia, Educação Física e Português/Literatura.



REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

BRASIL, Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental - Brasília: MEC/SEF, 1998 - vol. 1.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: Saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
______. Pedagogia do oprimido. 17 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
ZACHARIAS, Vera Lúcia Camara. Vygotsky e a educação. Centro de Referência Educacional. Disponível em: < http://www.centrorefeducacional.com.br/
vygotsky.html >. Acesso em: 21 dezembro. 2008, 13:21:30.


Grupo:

Anna Carolina de Azevedo Caramuru (Letras)
Juliana Batista Loreto (Filosofia)
Juliana Pereira Lannes (Letras)
Renata Miranda Drumond (Educação Física)

AVALIAÇÃO DO PROFESSOR

O grupo propôs um plano de aula extremamente condizente com o tema e muito criativo. Só chamo atenção para alguns pontos:

1) É preciso ter cuidado na hora de estabelecer critérios para a divisão de grupos. Melhor que sancionar regras é descobrir como os laços de afinidade e rejeição são construídos. Isso evita que os alunos excluídos sejam simplesmente assimilados e não verdadeiramente integrados.
2) É muito positivo considerar a opinião do aluno na escolha do filme, pois isso ajuda a criar uma atmosfera de autonomia e participação do educando na condução das aulas, o que implica aumento de interesse por parte dele. Contudo, saibamos não abrir mão de abordagens necessárias, apenas porque não faz parte do cabedal de informações prévias do aluno. Tentemos tornar o filme atraente não só pelo título, mas também pela exposição de sua sinopse e, por que não, das considerações do professor.
3) Em termos de avaliação, creio que a proposta é muito criativa e eficiente. Mas pensemos nas dificuldades do grupo que precisará defender o bullying. Como reunir argumentos de defesa quando todas as vozes indicam a rejeição desta prática? Os componentes de ambos os grupos serão recrutados espontaneamente?
4) Para a próxima etapa, sugiro que os colegas de outros grupos reflitam sobre essas questões e apliquem o plano em suas disciplinas, modificando-o se necessário.

Parabéns ao grupo!

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