domingo, 4 de janeiro de 2009

ELETIVA SOCIOLOGIA - SAÚDE


TEMA: SAÚDE

Apresentação


 formulado para uma turma de 8ª série (atual 9º ano) de uma escola pública do Rio de Janeiro.
 Sub-tema: Corpo e Padrões estéticos, visando o culto exacerbado ao corpo entre os adolescentes.

Pensando nos vários âmbitos que a saúde pode ter, a escolha do sub-tema refere-se a um tema muito atual e que atinge grande número de adolescentes em nossas escolas, tornando-se assim um assunto de extrema relevância para a comunidade escolar. Ter o corpo e o padrão estético aceito pela sociedade, muitas das vezes leva jovens a cometerem atitudes impensadas e que prejudicam diretamente a sua saúde. Pensando que a qualidade de vida e uma boa saúde começam pela idéia de aceitarmos que nem todos são iguais, este sub-tema abrange tanto a saúde física quanto a saúde mental dos alunos.

Metodologia

Logo no início do trabalho, iremos propor a dinâmica “Quem sou eu”, onde o aluno poderá colocar suas idéias e sentimentos em relação ao seu corpo. Trabalharemos também com revistas e propagandas que impõem o padrão da perfeição e revistas que vendem produtos cosméticos com a promessa de que a pessoa irá se igualar e se enquadrarem nos padrões de beleza, para aí sim ser feliz e se sentir completa.



Avaliação

Mesmo que trabalhado em turma o sub-tema é um assunto bem pessoal, por este motivo ao fim do trabalho realizado, acreditamos que seria interessante propor novamente a dinâmica “Quem sou eu”, para o professor perceber se houve ou não alguma mudança nas idéias dos alunos, o que de positivo foi absorvido com a proposta. E propor também um debate na turma, e a partir deste debate o professor pode avaliar os alunos.

GRUPO:

Adnéia
Cátia
Daniel
Débora
Michele
Silvia Regina
Monique Gitahy



AVALIAÇÃO DO PROFESSOR


O plano de aula sugerido pelo grupo deveria considerar alguns aspectos importantes que constituem preocupação central do tema transversal “saúde”:

1) Associar a saúde física, enquanto atributo individual do aluno, como resultado de uma interação bem conduzida entre homem-meio social-meio ambiente;
2) Desenvolver melhor a idéia de padrões estéticos, conferindo a ela seu aspecto de fenômeno social, isto é, perceber o caráter coletivo do desejo individual de corresponder a essas expectativas;
3) A metodologia apresentada parece corresponder a uma etapa de trabalho, mas não ao trabalho completo. Aliada à dinâmica sugerida seria interessante pensar em formas complementares de desenvolvimento, delegando ao educador o papel de mediação a acrescentar conceitos e estimular reflexões ao apresentado pelos alunos;
4) Considerando que o tema não é de fácil possibilidade de exposição pelos alunos, a avaliação deverá contemplar outras formas de mensuração para além do debate. Talvez uma dinâmica escrita ou desenhada.

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