Espaço reservado para compartilhamento de textos, reflexões e idéias com os alunos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
domingo, 4 de janeiro de 2009
ELETIVA SOCIOLOGIA - SAÚDE
TEMA: SAÚDE
Apresentação
formulado para uma turma de 8ª série (atual 9º ano) de uma escola pública do Rio de Janeiro.
Sub-tema: Corpo e Padrões estéticos, visando o culto exacerbado ao corpo entre os adolescentes.
Pensando nos vários âmbitos que a saúde pode ter, a escolha do sub-tema refere-se a um tema muito atual e que atinge grande número de adolescentes em nossas escolas, tornando-se assim um assunto de extrema relevância para a comunidade escolar. Ter o corpo e o padrão estético aceito pela sociedade, muitas das vezes leva jovens a cometerem atitudes impensadas e que prejudicam diretamente a sua saúde. Pensando que a qualidade de vida e uma boa saúde começam pela idéia de aceitarmos que nem todos são iguais, este sub-tema abrange tanto a saúde física quanto a saúde mental dos alunos.
Metodologia
Logo no início do trabalho, iremos propor a dinâmica “Quem sou eu”, onde o aluno poderá colocar suas idéias e sentimentos em relação ao seu corpo. Trabalharemos também com revistas e propagandas que impõem o padrão da perfeição e revistas que vendem produtos cosméticos com a promessa de que a pessoa irá se igualar e se enquadrarem nos padrões de beleza, para aí sim ser feliz e se sentir completa.
Avaliação
Mesmo que trabalhado em turma o sub-tema é um assunto bem pessoal, por este motivo ao fim do trabalho realizado, acreditamos que seria interessante propor novamente a dinâmica “Quem sou eu”, para o professor perceber se houve ou não alguma mudança nas idéias dos alunos, o que de positivo foi absorvido com a proposta. E propor também um debate na turma, e a partir deste debate o professor pode avaliar os alunos.
GRUPO:
Adnéia
Cátia
Daniel
Débora
Michele
Silvia Regina
Monique Gitahy
AVALIAÇÃO DO PROFESSOR
O plano de aula sugerido pelo grupo deveria considerar alguns aspectos importantes que constituem preocupação central do tema transversal “saúde”:
1) Associar a saúde física, enquanto atributo individual do aluno, como resultado de uma interação bem conduzida entre homem-meio social-meio ambiente;
2) Desenvolver melhor a idéia de padrões estéticos, conferindo a ela seu aspecto de fenômeno social, isto é, perceber o caráter coletivo do desejo individual de corresponder a essas expectativas;
3) A metodologia apresentada parece corresponder a uma etapa de trabalho, mas não ao trabalho completo. Aliada à dinâmica sugerida seria interessante pensar em formas complementares de desenvolvimento, delegando ao educador o papel de mediação a acrescentar conceitos e estimular reflexões ao apresentado pelos alunos;
4) Considerando que o tema não é de fácil possibilidade de exposição pelos alunos, a avaliação deverá contemplar outras formas de mensuração para além do debate. Talvez uma dinâmica escrita ou desenhada.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário