domingo, 4 de janeiro de 2009

ELETIVA SOCIOLOGIA - PLURALIDADE CULTURAL


PLURALIDADE CULTURAL


Apresentação


Segmento: Ensino Médio Modalidade: Ensino Regular
Faixa Etária: 13 a 14 anos (8º ano do 3º ciclo, 7ª série)

Área de conhecimento: História (Sociologia) Conteúdo: Pluralidade Cultural, (liberdade religiosa e preconceito de gênero e classe)

Pluralidade cultural é a existência de várias culturas. Pode ser a pluralidade de religião (católicos, protestantes, islâmicos, entre outros), de nacionalidade (japoneses, italianos, brasileiros, entre outros) de cor (brancos, negros, mulatos, amarelos, vermelhos). É a pluralidade cultural que faz do mundo um lugar rico. As culturas são produzidas pelos grupos sociais ao longo das suas histórias, na construção de suas formas de subsistência, na organização da vida social e política, nas suas relações com o meio e com outros grupos, na produção de conhecimentos etc. A diferença entre culturas é fruto da singularidade desses processos em cada grupo social. É a pluralidade que torna cada ser único.

Nesse sentido, a escola deve ser local de aprendizagem de que as regras do espaço público permitem a coexistência, em igualdade, dos diferentes. O trabalho com Pluralidade Cultural se dá a cada instante, exige que a escola alimente uma “Cultura da Paz”, baseada na tolerância, no respeito aos direitos humanos e na noção de cidadania compartilhada por todos os brasileiros. O aprendizado não ocorrerá por discursos, e sim num cotidiano em que uns não sejam “mais diferentes” do que os outros.

O que se almeja ao tratar de Pluralidade Cultural, não é a divisão ou a marginalização da sociedade em grupos culturais fechados, mas o enriquecimento propiciado a cada um e a todos pela pluralidade de formas de vida, pelo convívio e pelas opções pessoais, assim como o compromisso ético de contribuir com as transformações necessárias à construção de uma sociedade mais justa, democrática usufruindo cidadania.

A contribuição da escola na construção da democracia é a de promover os princípios éticos de liberdade, dignidade, respeito mútuo, justiça e eqüidade, solidariedade, diálogo no cotidiano; é a de encontrar formas de cumprir o princípio constitucional de igualdade, o que exige sensibilidade para a questão da diversidade cultural e ações decididas em relação aos problemas gerados pela injustiça social.

Sem dúvida, pluralidade vive-se, ensina-se e aprende-se. É trabalho de construção, no qual o envolvimento de todos se dá pelo respeito e pela própria constatação de que, sem o outro, nada se sabe sobre ele, a não ser o que a própria imaginação fornece.

OBJETIVOS GERAIS

• Valorizar a diversidade do patrimônio etnocultural, cultivando atitude de respeito para com pessoas e grupos que a compõem, reconhecendo a diversidade cultural como um direito dos povos e dos indivíduos e elemento de fortalecimento da democracia.
• Valorizar a possibilidade de mudança como obra humana coletiva.
• Incentivar a prática e valorização dos Direitos Humanos

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

• Reconhecer a contribuição de diversas culturas na constituição do Brasil como nação, e no processo de construção da identidade brasileira;
• Rejeitar toda discriminação baseada em diferenças de raça/etnia, classe social, crença religiosa, sexo e outras características individuais ou sociais;
• Dar valor o convívio pacífico e criativo dos diferentes componentes da diversidade cultural;
• Perceber que a construção cultural das sociedades também é responsável pelas desigualdades que geram preconceito.
• Compreender a desigualdade social como um problema de todos e como uma realidade passível de mudanças;

Metodologia

• Explicar, com embasamento teórico, a construção cultural de algumas sociedades.
• Pesquisar reportagens que falem sobre diferentes culturas; desigualdade social; diversidades culturais em relação à valorização do homem e da mulher na sociedade e religião.
• Discutir e propor ações construtivas a respeito do tema.

Tempo de aula: 4 aulas (uma para a explicação teórica, uma para a exposição das religiões, uma para a pesquisa sobre preconceito de gêneros e classes sociais e a última para o debate).

Recursos: Jornais, Revistas, Livros.


Avaliação


A turma será dividida em dois grupos que deverão debater as questões abordadas, um a favor da pluralidade e outro contra. Ao final cada grupo devera entregar cinco ações que contribuam para diminuir ou extinguir atitudes preconceituosas na escola, três influências positivas de outras culturas que colaboraram para o enriquecimento de nossa cultura e três influências negativas que estão inseridas na cultura, mas só reforçam a descriminação e o preconceito.




Observação:

• Daremos uma visão geral sobe Pluralidade cultural, e nos aprofundaremos na liberdade religiosa e no preconceito de classes e gênero. Sendo assim traremos um representante que conheça a história de sua religião e tenha condições de responder as argumentações dos alunos. Dentre as inúmeras religiões que fazem parte da sociedade brasileira, decidimos por falar sobre quatro, são elas: Católica, Protestante, Camdomblecista e Budista.

• Levaremos inúmeras reportagens sobre preconceitos de classe e gênero, daremos uma breve explicação sobre o tema, dividiremos a classe em pequenos grupos, estes irão ler e falar sobre cada reportagem para a turma, afim de que todos tenham informações sobre todas as reportagens e dêem suas opiniões sobre cada uma.


Grupo:

Priscila Mara dos Santos
Neide
Andreia Correia
Bernardo Crispim


AVALIAÇÃO DO PROFESSOR

Excelente plano de aula. A abordagem do grupo demonstra maturidade e conhecimento sobre o tema, indicando a pesquisa empreendida para conhecê-lo ou aprofundá-lo. Para a próxima etapa, sugiro que pensem em formas de suscitar o debate sobre a pluralidade existente na sala de aula, nos mais sutis aspectos, isto é, treinar o olhar do aluno (e do educador, principalmente) para reconhecer as pequenas diferenças que podem causar conflitos naquele tipo de agrupamento social. É importante definir os conceitos de diferença e desigualdade, estabelecendo uma posição clara diante deles. Parabéns ao grupo!

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